terça-feira, 22 de março de 2011

Dia Mundial da Água

Rio de Jacuipe (Feira de Santana)


Fotos: Reginaldo Tracajá.


O Dia Mundial da Água instituído através de uma assembleia geral da Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 1993. Apartir daquele ano, a data passou a ser comemorada sempre em 22 de março. O objetivo da ONU foi dar maior atenção à questão das águas, além de alertar a população em relação ao desperdício desse líquido precioso que é fundamental para a vida de todo e qualquer ser vivo . Sabe-se que a maior parte do planeta é formada por água, mas de acordo com estudos da ONU, apenas cerca de 0,008% da Terra é formada por água própria para o consumo. Grande parte das fontes naturais de água como rios e lagos está sendo destruída e contaminada, principalmente através da ação humana.





Em Feira de Santana as comemorações começam a ser realizadas nesta terça-feira (22), data comemorativa, e seguem até o dia 27 de março. O evento será promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos em parceria com a Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa), Instituto de Gestão das Águas (Ingá), Serviço Social do Comércio (Sesc) e Polícia Militar da Bahia, com exibição de vídeos para alertar os alunos da rede municipal sobre a preservação do meio ambiente.
Pela manha será realizada uma caminhada com estudantes, ambientalistas e integrantes de organizações governamentais e não governamentais. Os mobilizadores vão sair do Hotel Feira Palace e se concentrarão no estacionamento do Paço Municipal no local será montando um stand com exposição de fotos e palestras



A Embasa também vai promover uma exposição no Shopping Boulevard com o tema “Quem cuida, sempre tem”. A exposição será realizada entre os dias 22 de março até 27 de março das 13 horas às 21 horas, na Praça Central.
Já no dia 23, acontece a 7ª edição do Projeto Quartas Ambientais com o tema “Água: fonte de vida” e contará com a presença de palestrantes da Embasa, Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica. A mesa redonda será realizada a partir das 14 horas na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).



No dia 24 a partir das 8 horas será realizado um seminário com o tema “Manutenção dos recursos hídricos e qualidade de vida” no auditório do 1ª Batalhão de Polícia Militar de Feira de Santana. A partir das 13 horas os participantes do evento realizam uma visita técnica as lagoas da cidade.

Rio São Francisco (Paulo Afonso)

Rio de Una (Mucugê)
Cachoeira da Pancada Grande (Ituberá)


Nenhum comentário: