terça-feira, 31 de maio de 2011

Projeto de Carlos Geílson torna obrigatória sinalização em braile nos prédios públicos


Projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de sinalização em braile nos locais de uso público foi apresentado na Assembleia Legislativa pelo deputado Carlos Geílson (PTN) (foto). A intenção do projeto, justificou o parlamentar, é ampliar a acessibilidade aos prédios onde funcionam órgãos públicos e promover a inclusão social das pessoas portadoras de deficiência visual.

”A acessibilidade depende da eliminação de barreiras que limitam ou impedem direitos da pessoa com deficiência”, disse.

Na opinião do deputado, a acessibilidade é a condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.

O projeto apresentado por Carlos Geílson prevê a fixação externa de sinalização em braile em locais próximos à porta de acesso aos órgãos da administração pública estadual e nos elevadores. De acordo com o deputado, são inúmeras as reclamações dos portadores de deficiência visual, pela falta de apoio governamental para a rea­lização de suas atividades.

“É indispensável que os acessos sejam sinalizados para propiciar aos deficientes visuais condições efetivas e seguras de frequentarem teatros, hospitais, estádios de futebol, ginásios esportivos e órgãos estaduais, assegurando, desse modo, melhores condições de vida”, disse ele, lembrando que sua proposta pretende garantir aos deficientes visuais uma forma de exercerem com dignidade sua cidadania.

REDAÇÃO/ bahiatodahora.com.br

Nenhum comentário: