quinta-feira, 26 de maio de 2011

Chamamento para o Bolsa Família

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Nutrição, está convocando os beneficiários do Programa Bolsa Família, com criança de zero a sete anos e mulheres com idade entre 14 e 44 anos, a se dirigirem ao Posto de Saúde mais próximo de sua residência levando o cartão do Bolsa Família e o cartão da Família.

A medida visa atender às condicionantes do programa como forma de evitar o bloqueio e conseqüente cancelamento do benefício. Conforme a coordenadora de nutrição, Kátia Celeste Simões, o objetivo das condicionantes é garantir às famílias a oferta dos serviços básicos de saúde a que tem direito.

“O setor de saúde é responsável pelo acompanhamento de todas as gestantes e crianças menores de sete anos contempladas com o benefício do Bolsa Família. Assim, cabe às gestantes fazer a inscrição do pré-natal e comparecer às consultas mensalmente e participar das atividades educativas sobre aleitamento materno, orientação para uma alimentação saudável e preparo para o parto”, explica Kátia Simões.

Ainda de acordo com a coordenadora, os responsáveis pelos menores devem apresentar o registro de nascimento da criança, levar o infante à unidade de saúde para realização de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento e cumprir o calendário vacinal. “Cabe, ainda, as mães participar de atividade educativa sobre o aleitamento materno e cuidados gerais com alimentação e saúde da criança”, acrescenta.

Atualmente, 37 mil famílias são contempladas com o repasse do Bolsa Família no município de Feira de Santana, mas apenas 50% desse público foi atendido pelo acompanhamento de saúde. “Todas as famílias que recebem benefícios e que até esta data não foram acompanhadas deverão procurar o agente de saúde ou unidade de saúde de referência do bairro em que reside”, finaliza.

Nenhum comentário: