quinta-feira, 26 de maio de 2011

Distribuição de sementes em Jaíba

A Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos (Seagri) vai dar início à distribuição de 132 toneladas de sementes na tarde desta quinta-feira (26). Os primeiros 1.500 agricultores beneficiados com grãos de milho e feijão serão de Jaíba e, nesta sexta-feira (27), a entrega continua no distrito de Governador João Durval Carneiro (antigo Ipuaçu), pela localidade Quilômetro Sete.

A distribuição prossegue no sábado (28), no distrito de Matinha, e na segunda-feira (30) será a vez de Bonfim de Feira. Os próximos agricultores favorecidos com as sementes são de Tiquaruçu, na terça-feira (31), e de Jaguara, na quarta-feira (1º de junho) e quinta-feira (2). Em Maria Quitéria as sementes serão distribuídas na sexta-feira (3) e sábado (4).

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Ozeny Moraes, os pequenos agricultores de Humildes vão receber grãos de feijão e milho disponibilizados pelo Governo do Estado, através da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (Ebda). A entrega acontece nas associações de moradores de cada distrito.

“Das 100 toneladas de sementes de feijão e 32 de milho, cada homem do campo recebe 10 litros de feijão e mais três de milho. As sementes passaram por análise em laboratório para que fosse verificado o vigor, germinação e pureza, e estão dentro dos padrões”, assegura o secretário. Ao todo, 12.193 agricultores serão beneficiados.

O administrador de Jaíba, Antônio Carlos Daltro, diz que os agricultores começam o plantio assim que recebem as sementes, já que a terra está pronta para o cultivo. “Nosso distrito vai receber 18.566 quilos de sementes. A previsão da colheita é para o final do mês de junho”, disse.

Ascom/PMFS

Nenhum comentário: