sábado, 14 de maio de 2011

Ação Global promove lazer e cidadania

Realizado através de parceria entre o Serviço Social da Indústria (Sesi) e a Rede Globo, com apoio da Prefeitura de Feira de Santana, o Projeto Ação Global está sendo realizado neste sábado, das 8 às 16 horas, no Estádio Municipal Alberto Oliveira, o Jóia da Princesa. O evento tem como principal objetivo oferecer serviços de cidadania e lazer gratuitos à população.

A abertura oficial do projeto em Feira de Santana foi marcada por cerimônia de hasteamento das bandeiras nacional, do Estado e do Município com a participação do prefeito Tarcízio Pimenta, do diretor de jornalismo da TV Subaé, Marcílio Costa, e da representante do SESI, Eliana Almeida.

O gestor municipal avaliou o evento como uma iniciativa fundamental para a valorização da cidadania. “O Ação Global é de suma importância para reforçar a cidadania. Através desta iniciativa a população pode resolver problemas, usufruir de serviços que compreendem o bem estar e, ainda, adquirir conhecimentos importantes”, destacou o prefeito Tarcízio Pimenta.

A estimativa da coordenadora do projeto em Feira de Santana, Cintia Becker, é de que cerca de 11 mil pessoas participem da ação neste sábado.

“A maior movimentação é nos setores que prestam serviços de emissão de documentação. Mas, contamos ainda com atividades de saúde e lazer. Estamos com 700 voluntários para atender à comunidade e a nossa expectativa é de que, assim como no ano passado, 11 mil pessoas participem do Ação Global em Feira”, pontuou.

Dentre os serviços disponíveis, o setor de corte de cabelos é o mais procurado. A instrutora da Associação Feirense de Assistência Social, Rita Mendes, destaca a relevância do evento para atender especialmente as famílias mais carentes.

“Além do Ação Global ser importante para que nossos alunos coloquem em prática seus conhecimentos, aqui podemos praticar a solidariedade com o oferecimento de serviços gratuitos”, destaca.

Outra importante ação está sendo realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social com a distribuição de 2 mil pacotes da farinha multimistura, destinada à reposição de nutrientes para crianças e adolescentes em estado de desnutrição.

A população presente no Ação Global pode ter acesso à internet gratuita através do Ônibus do Programa Feira Cidade Digital equipado com 16 computadores e três instrutores para auxiliar os usuários.

Segundo monitores, a expecatativa é de que 320 pessoas usufruam do serviço. "As crianças são as que estão comparecendo em maior número. Cada pessoa pode permanecer por 25 minutos em um computador e além de ter acesso à internet, elas desenvolvem um texto sobre cidadania", explica o instrutor Tony Azevedo.

Nenhum comentário: