terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Começa nesta quarta a Jornada Pedagógica 2014

Começa nesta quarta-feira, 29, a Jornada Pedagógica 2014, com a expectativa de reunir aproximadamente 2 mil professores da rede municipal de ensino. O professor Miguel Gonzalez Arroyo, PhD em Educação e professor titular emérito da Universidade Federal de Minas Gerais, profere a conferência de abertura do evento enfocando o tema: "Currículo escolar: sujeitos, saberes e práticas". A programação transcorre até o dia 30, no Olimpo. 

Além de professores, a Jornada reúne coordenadores pedagógicos e gestores das escolas municipais. A abertura oficial vai acontecer às 8h30min., com a presença do prefeito José Ronaldo de Carvalho, da secretária de Educação, Jayana Ribeiro e demais autoridades. Haverá também apresentação da cantora e compositora feirense Gorete Figueiredo.

 O tema central da jornada é a construção de uma proposta curricular para a rede municipal. Depois da conferência de abertura, haverá o debate entre os professores e o doutor Miguel Arroyo. Ainda no dia 29, a partir das 14h00min, educadores das áreas de linguagens, humanas e exatas debatem a construção do currículo com os professores da rede. Participam a professora doutora Maria Helena da Rocha Besnosik (UEFS), o professor doutor Itamar Freitas (UFS) e a professora mestra Maria de Lourdes Haywanon Santos Araújo (UEFS).

 No segundo dia, 30, a programação tem início às 8h30min., com a mesa-redonda em torno do tema “Currículo escolar e diversidade: desafios da inclusão escolar”, com a professora Eniceia Gonçalves Mendes (UFSC); professora doutora Ludmila Cavalcante (UEFS) e professora doutora Tânia Dantas (UNEB).

 Na tarde do mesmo dia, haverá palestras: da área de Educação Infantil a abordagem vai ser feita pela professora mestra Maurícia Evangelista, da Secretaria Municipal de Educação de Salvador; e da área de Educação para as relações étnico-raciais, o convidado é o professor doutor Henrique Cunha Júnior (UFC). Haverá um debate, seguido da programação cultural ao som da Orquestra Sinfônica do Sisal. A Orquestra é formada pelos integrantes do Projeto Santo Antônio, de Conceição do Coité, e da Filarmônica 30 de Junho, de Serrinha. 

O terceiro e último da Jornada Pedagógica acontece nas escolas, onde a programação é coordenada pelos gestores escolares.

Nenhum comentário: