quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Prefeito debate solução para feira da Estação


O prefeito José Ronaldo de Carvalho se reuniu nesta quarta-feira, 22, com vendedores de carnes, peixes e vísceras que atuam na feira-livre da Estação Nova. O encontro teve como objetivo discutir a portaria 304 do Ministério da Agricultura, que estabelece normas de higiene no abate de animais e comercialização e consumo desses produtos.

 A portaria ministerial determina condições para o abate de bovinos e suínos, explicitando que a carne e os miúdos somente podem ser entregues com temperatura de até sete graus, que também deve ser respeitada durante a comercialização a varejo. Para cumprir a exigência legal, serão construídos galpões apropriados e compra de equipamentos de refrigeração para garantir a qualidade da carne nas feiras de bairros.


Na Cidade Nova e no Tomba, conforme frisou o prefeito, já é atendida a determinação sobre a procedência dos produtos. “Só entram carnes de frigoríficos licenciados, com inspeção”, afirmou. Adiantou que o Centro de Abastecimento e as demais feirinhas de bairros terão que ser adequados aos padrões exigidos pela portaria federal.

 Em relação à feira da Estação Nova, José Ronaldo sugeriu uma solução com base na Parceria Público-Privada – PPP. A proposta, conforme salientou, consiste na construção dos galpões pela iniciativa privada, dentro das normas legais, em terreno do município. A contra-partida seria a exploração do espaço por um período a ser definido. “Nem tudo o poder público pode fazer e a vantagem da PPP é que o dinheiro economizado vai ser investido em outras obras na cidade”, argumenta.


No dia 29, o prefeito volta a se reunir com feirantes da Estação Nova, desta feita contando também com a presença de empresários interessados em investir na parceria. A preocupação de todos é encontrar uma solução o mais rápido possível, já que existe prazo estabelecido pelo Ministério Público para que a portaria seja cumprida.

Nenhum comentário: