segunda-feira, 25 de maio de 2015

AS FORTES CHUVAS EM FEIRA DE SANTANA


Por  Alberto Peixoto

As fortes chuvas que vem caindo nos últimos dias em Feira de Santana, tem trazido diversas complicações para a cidade, causando prejuízos materiais, principalmente para os que habitam nas áreas mais periféricas, onde a grande maioria das ruas não possui saneamento básico e pavimentação de qualidade.

 Diversas famílias ficaram desabrigadas devido às inundações por falta de drenagem pluviométrica. Nos locais onde existem serviços de infra-estrutura, não foi o suficiente para o escoamento das águas devido a grande quantidade, ou por estarem as “bocas de lobo” – bueiros - entupidas. 

 Mesmo no centro da cidade em alguns momentos o trânsito, que já não flui facilmente em dias normais, se tornou insuportável. Nas ruas não pavimentadas ou com calçamento malfeito, abriram-se crateras "engolindo" veículos. O deslocamento dos pedestres nestas artérias era, em certos momentos, impossível.

 Claro que não se pode controlar a chuva, mas os estragos causados por ela, são em grande parte por falta de investimentos em infra-instrutora pelo poder público, e parte pela população que joga o seu lixo em terrenos baldios, ou mesmo nas ruas, onde são arrastados pelas águas pluviais, vindo a entupir os bueiros, causando alagamentos, com as conseqüentes deslizamentos de terras.

 Urgente e necessário que se busquem melhorias na infra-estrutura, tanto na área urbana como na zona rural, com reparos e aperfeiçoamentos nas redes de abastecimento de água, esgotamento sanitário, energia elétrica, sistema viário e de comunicações, de modo a melhorar qualidade de vida dos cidadãos, uma vez, provado, ser altamente deficitário.

Nenhum comentário: