quinta-feira, 7 de maio de 2015

Uefs reinaugura Museu Regional de Arte de Feira de Santana no sábado

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), por meio do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), reinaugura o Museu Regional de Arte de Feira de Santana (MRA) neste sábado (9). O coquetel comemorativo, marcado para começar às 20h, terá vasta programação cultural. Além de um recital de música clássica, executado pelo Grupo de Câmara do Cuca, haverá performances e intervenções artísticas.

 A diretoria do Cuca convida a imprensa para conhecer, nesta sexta-feira (8), as novas instalações do prédio, que passou por minucioso processo de restauração, sob a supervisão do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), órgão responsável pela salvaguarda de bens culturais tangíveis e intangíveis e pela política pública estadual voltada ao patrimônio cultural. Na ocasião será servido um café da manhã às 8h.

 História

 Primeira instituição museológica do município, o Museu Regional de Arte foi fundado em 26 de março de 1967 pelo embaixador Assis Chateaubriand, que idealizou a Campanha Nacional dos Museus Regionais, com o objetivo de dotar as diferentes regiões do Brasil com expressivos acervos de arte. Por iniciativa de Chateaubriand, o Museu Regional de Arte de Feira de Santana tem hoje uma das mais importantes coleções de arte do mundo.

 Inicialmente instalado no prédio onde hoje funciona o Museu de Arte Contemporânea (MAC), o Museu Regional de Arte foi incorporado ao Cuca em 1995, passando a funcionar no imponente prédio de estilo eclético que, no passado, abrigou a Escola Normal de Feira de Santana.

 Localizada na Rua Conselheiro Franco, antiga Rua Direita, a atual sede do Museu Regional permaneceu fechada, por dois anos, período em que a estrutura física foi restaurada e o acervo passou por meticuloso processo de limpeza e conservação. O serviço foi realizado pelo Studio Argolo Antiguidades e Restaurações, de Salvador, sob o comando do restaurador José Dirson Argolo.

Nenhum comentário: