A cidade de Cachoeira e seus pontos culturais foram as principais pautas da visita técnica feita pelo Ministro da Cultura, Juca Ferreira, ontem terça-feira (12). O mandato do deputado Zé Neto, representado pelo chefe de gabinete Tarcísio Branco, também esteve presente e acompanhou a comitiva, ao lado do secretário estadual de Cultura Jorge Portugal; de representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); do prefeito de Cachoeira Carlos Pereira; e do secretário municipal da pasta Zé Luiz, entre outras autoridades.
Visita ao Terreiro Zogbodo Male Bogun
Após o almoço com o prefeito da cidade, o ministro Juca Ferreira foi ao Terreiro Zogbodo Male Bogun, mais conhecido como Roça do Ventura. A casa de candomblé faz parte da nação Jeje Mahi e é o mais novo bem considerado Patrimônio Cultural do Brasil. Além disso, é também responsável pela preservação de uma das tradições religiosas de matriz africana.
Casarão localizado na rua Benjamin Constant
O imóvel, que pertence ao Iphan, também foi visitado pelo ministro Juca Ferreira e sua comitiva. Futuramente, o casarão abrigará a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, entre outras áreas administrativas.
Cine Teatro Cachoeira
Após um passei pela principal rua de Cachoeira, a 25 de Junho, o ministro visitou o Cine Teatro Cachoeira, prédio de 1922 que passou por uma reforma recentemente, e acompanhou uma apresentação das ações realizadas pelo Iphan na região do Recôncavo Baiano nos últimos anos, feita pela presidenta do Instituto, Jurema Machado. A população cachoeirana também aproveitou o momento para apresentar alguns questionamentos à comitiva.
O ministro da Cultura se declarou contente em retornar à Cachoeira e parabenizou o trabalho realizado pela Iphan em conjunto com a prefeitura de Cachoeira, através da secretaria municipal de Cultura coordenada por Zé Luiz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário