quarta-feira, 13 de maio de 2015

Professor da UEFS fala sobre falsa abolição neste 13 de maio, na Biblioteca Municipal

13 de maio: a falsa abolição” será o tema da palestra que o professor Antônio Lima da Anunciação dará na Biblioteca Municipal Arnold Silva. O evento, marcado para começar às 10h desta quarta-feira, será em alusão à data oficial comemorativa à abolição dos escravos, que foi assinada em 1888, pela princesa Isabel.

 Doutor em Filosofia, Antônio Lima da Anunciação é professor da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana) e há décadas atua no movimento negro de Feira de Santana. É presidente do afoxé Filhos da Luz, campeão do desfile deste ano.

 Há muito tempo a data vem sendo motivo de contestação pelo movimento negro, que prefere comemorar (ou protestar) o 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra, dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.

 Para a diretora da biblioteca, Lucyana Nascimento, o tema da palestra é voltado para a reflexão. “O que se deseja é que leve as pessoas à reflexão”. Um grupo de capoeira – arte ligada aos negros – e uma baiana vai oferecer acarajé, uma das iguarias da culinária negra. A palestra é aberta ao público em geral, mas com ênfase nos estudantes.

Nenhum comentário: