A Campanha Nacional contra a Influenza foi prorrogada. Em Feira de Santana, 40.451 pessoas foram vacinadas contra a gripe, sendo que a meta é vacinar 101 mil pessoas, o que correspondem a 80% do público alvo. A campanha estava prevista para terminar nesta sexta-feira, 22.
Devem tomar a vacina grupos considerados prioritários que apresentam maior risco de desenvolver as complicações causadas pela doença. Já tomaram a vacina 15.525 idosos, 12.621 crianças de seis meses a menores de cinco anos, 5.930 portadores de doenças crônicas, 3.443 trabalhadores da saúde, 2.299 gestantes, 422 puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), 136 funcionários do sistema prisional e 72 indígenas.
Para atingir a meta, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Rede de Frio, disponibilizou a vacina em todas as unidades de saúde. Para receber o imunizante é necessário levar um documento pessoal e a caderneta de vacinação.
A vacina garantirá a proteção contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B), o que vai reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.
A gripe é uma doença respiratória aguda e sua transmissão ocorre de pessoa para pessoa, principalmente por meio da tosse, espirro ou contato com as secreções respiratórias de pessoas infectadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário