sexta-feira, 8 de maio de 2015

Imagens de São Francisco são expostas até esta sexta no centro de cultura da Uefs

A galeria de Arte Carlo Barbosa, do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), vinculado à Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) expõe gratuitamente, até esta sexta-feira (8), diversas imagens do santo Francisco de Assis, um dos mais importantes da Igreja Católica, que ficou conhecido pelas lições de humildade e respeito a todas as formas de vida.

 Canonizado em 1228, pelo papa Gregório IX, São Francisco de Assis, que nasceu na cidade italiana de Assis, em 5 de julho de 1182, como Giovanni di Pietro di Bernardone, foi representado de diversas maneiras, por artistas consagrados e populares, ao longo dos séculos. Essa multiplicidade de representações fascinou o empresário feirense Armando Sampaio, a quem pertence a mostra ‘Os São Franciscos do Mundo’.

 "Comecei a guardar imagens de São Francisco de Assis em 1970, atraído por um quadro do artista plástico surrealista Adilson Santos. Ao ler a biografia do santo, fiquei surpreso com a variedade de versões sobre sua trajetória de vida. Naquele momento, pareceu-me haver vários São Franciscos. Foi, então, que criei na mente a figura do meu próprio Francisco de Assis”, explica o artista. Segundo ele, nas suas “andanças pelo mundo”, tem procurado uma imagem que corresponda ao seu imaginário. “Não a encontrei ainda, mas, na busca pela imagem do meu São Francisco, encontrei muitos vivendo entre nós".

Nenhum comentário: