quarta-feira, 20 de maio de 2015

Estudantes ampliam pesquisa sobre comunidades quilombolas de Antonio Cardoso

O reconhecimento do projeto ‘Fortalecimento da identidade negra e quilombola em Antonio Cardoso – Bahia’ pela Organização dos Estados Americanos (OEA), durante o International Science and Engineering Fair (Intel ISEF), nos Estados Unidos, motivou a continuidade da pesquisa realizada pelas estudantes do Colégio Estadual Antonio Carlos Magalhães, Beatriz Pereira e Thayná Almeida, e a professora/orientadora do projeto, Patrícia Peixoto.

 As alunas, que representaram o Brasil no evento, estão desenvolvendo um videodocumentário sobre as comunidades quilombolas do município de Antonio Cardoso, no centro norte da Bahia. “A fase seguinte da pesquisa é justamente ampliar os contatos com as outras comunidades quilombolas e registrar, de maneira que não se perca toda essa história da ancestralidade das comunidades quilombolas do município de Antonio Cardoso, com a produção de um videodocumentário”, explicou a professora Patrícia Peixoto.

 Distinção

 O projeto foi um dos 50 finalistas da feira Intel ISEF e um dos seis a receber a distinção durante o evento, realizado de 10 a 15 de maio, na cidade de Pittsburh, na Pennsylvania, Estados Unidos. A OEA considerou que o estudo das estudantes contribui para o desenvolvimento regional dos seus locais de origem. Beatriz e Thayná receberam a distinção durante cerimônia com a participação de autoridades, professores e alunos.

 “Fico contente em perceber que o trabalho, que tinha apenas a pretensão de ser utilizado em sala de aula, ampliou e chegou a uma escala internacional. O reconhecimento do projeto é fruto da dedicação e do compromisso que tivemos e da importância dessa temática”, ressalta a professora.

 A viagem foi conquistada pelas estudantes a partir da premiação máxima obtida na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), realizada em março, em São Paulo. Na Febrace, as alunas representaram a rede estadual de ensino por meio dos programas ‘Ciência na Escola’ e ‘Feira de Ciências e Matemática da Bahia’, desenvolvidos pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

Nenhum comentário: