quarta-feira, 4 de maio de 2011

Balanço da Micareta

Após a realização da Micareta 2011, entre os dias 28 de abril e 1º de maio, o momento agora é comemorar os resultados, tanto em função de números quanto em qualidade. Os dados da festa momesca foram apresentados pelo prefeito Tarcizio Pimenta, no início da tarde desta terça-feira (3), durante almoço com a presença de profissionais da imprensa, secretários municipais, vereadores e demais autoridades.

Na oportunidade o rei momo Dilson Chagas, acompanhado da rainha, Hervânia Fagundes, e das princesas, Priscila Mendes e Manoela Bacelar, fizeram a devolução da chave da cidade ao prefeito Tarcízio Pimenta. As secretarias municipais envolvidas na realização da festa divulgaram números e dados referentes às ações empreendidas no evento.

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer realizou a contratação de 120 atrações, sendo 77% local – número acima do estabelecido por lei, que é de 70%; descentralizou o espaço destinado à imprensa, valorizando ainda mais o circuiro oficial.

Quanto à segurança, houve uma redução de 48,6% das ocorrências policiais registradas com relação a Micareta 2010, sem nenhum caso de morte, tanto no circuito da festa quanto nos bairros. Foram disponibilizados 7.271 policiais militares e bombeiros; 250 policiais civis, sendo 31 delegados, e a Guarda Civil Municipal contou com um efetivo de 80 homens.

A secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais trabalhou na fiscalização do limite de emissões sonoras de trios elétricos, palcos, barracas e camarotes. Já a secretaria de Desenvolvimento Econômico apreendeu 8.821 latas de cerveja e 757 de refrigerantes de marca concorrente ao patrocinador oficial, mil espetinhos de churrasco, além de sombreiros, carros de mão e churrasqueira. Todo este material já começou a ser devolvidos.

Na área da saúde, o Governo Municipal disponibilizou aos foliões duas unidades em pleno circuito. Foram realizados 476 atendimentos clínicos, administração de medicamentos a 590 pessoas; foram registradas 278 ocorrências e realizadas 16 transferências para outras unidades de saúde fora do circuito.

De acordo com Tarcizio Pimenta, a partir desta terça-feira as secretarias municipais envolvidas na realização da festa já começam planejar a Micareta de 2012. O prefeito informou ainda que até a próxima sexta-feira (6), o Governo Municipal termina o pagamento das bandas locais contratadas para a Micareta 2011, que estiverem com todos os documentos regularizados. "A Micareta não vai se acabar e deve ser cada vez mais voltada para o povo, como fizemos em 2011 com a contratação de grandes atrações", finalizou.

Nenhum comentário: