segunda-feira, 9 de maio de 2011

Reunião discute reajuste salarial de professor

Um reajuste salarial de 5,9%, mais investimentos de 4% em processos de mudança de referência e 3% em a serem aplicados de acordo com definição da APLB. Esta foi a proposta apresentada pelo Governo Municipal a representantes da entidade, na tarde desta segunda-feira (9), durante audiência no gabinete do prefeito Tarcízio Pimenta. Uma nova reunião será marcada após assembleia da categoria.

De acordo com o secretário municipal da Fazenda, Wagner Gonçalves, o reajuste será concedido em duas parcelas, sendo 4,13% no mês de maio e 1,77% em outubro, enquanto a mudança de referência será paga em julho. Ele explicou que o piso salarial do professor em Feira de Santana, na atual administração, sempre esteve acima do estabelecido pelo Ministério da Educação.

Além de Wagner Gonçalves, participaram da reunião os secretários Celso Pereira, de Governo; Milton Britto, chefe de Gabinete do prefeito; e José Raimundo Pereira de Azevêdo, da Educação, que também fez uma série de esclarecimentos sobre a proposta do Governo MUnicipal. Ele esclareceu sobre os avanços da educação e destacou os investimentos em capacitação profissional e reforma de escolas.

O prefeito Tarcízio Pimenta apresentou aos dirigentes da APLB uma balanço resumido das ações realizadas pela Prefeitura e lembrou que “o quadro que encontramos não era nada agradável” e que “fazia até vergonha entrar em algumas escolas”. Tarcízio Pimenta disse que o que tem sido feito para melhor a rede municipal de ensino não tem caráter imediatista. “É com expectativa de futuro”, frisou.

“Ainda temos muitos problemas, mas já melhorou muito”, avaliou o prefeito, citando a informatização do processo de matrícula, reforma de mais de 100 escolas, distribuição de fardamento, novos ônibus para o transporte dos alunos e a aquisição de equipamentos, dentre outros serviços que refletem na melhoria das condições de trabalho dos professores. “Melhoramos o ambiente físico e social da escola”, afirmou.

Os representantes da APLB também apresentaram propostas, a exemplo de implantação de um quadro de vagas para ascensão do professor e realização de concurso para coordenador. “O principal instrumento da escola é o professor”, lembrou o diretor da entidade, Germano Barreto, que participou da audiência juntamente com as diretoras Indiacira Gomes Boaventura e Ivonete de Jesus Pinheiro.

Fonte: PMFS

Nenhum comentário: