Com o objetivo de melhorar a atenção ao paciente com tuberculose, visando sua adesão ao tratamento para garantia da cura, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está realizando, durante a manhã e tarde desta quarta-feira (11), a capacitação “Tratamento Diretamente Observado da Tuberculose na Atenção Básica”.
O evento é voltado para enfermeiros que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e postos do Programa Saúde da Família (PSF) e acontece no auditório da SMS. A primeira palestra apresentou os “Indicadores epidemiológicos no Brasil, Bahia e Feira de Santana. A enfermeira sanitarista Gilca Lessa chamou a atenção para a necessidade das unidades identificarem o diagnóstico precoce.
“Tuberculose tem cura e o tratamento é gratuito. As equipes da Atenção Básica precisam identificar precocemente o diagnóstico. Paciente com tosse por mais de três semanas já pode ser considerado caso suspeito da doença. A tuberculose é a quarta causa de mortes por doenças infecciosas e a primeira causa de mortes dos pacientes com Aids”, alertou.
Na apresentação, a enfermeira revelou que em 2010 foram confirmados 172 casos de tuberculose em Feira de Santana. Destes, 100 atingiram homens e 72 mulheres. Foram registrados oito óbitos. Apenas na população com faixa etária entre 20 e 34 anos foram registrados 55 casos ano passado. De janeiro a abril de 2011, surgiram mais 52 casos de tuberculose no município.
Mais palestras relacionadas ao tema central do evento serão apresentadas. Conforme a programação, serão abordados ainda a “Patogenia da Tuberculose, Diagnóstico, Tratamento e Quimioprofilaxia”, pela médica pneumologista Manoela Fontes; “Consulta de Enfermagem ao paciente com Tuberculose” e “Busca Ativa, Tratamento Supervisionado e Informação”. O encerramento do evento está previsto para ocorrer às 16 horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário