segunda-feira, 30 de julho de 2012

Capacitação para profissionais de saúde

Risco de morte, estadiamento de gravidade e anamnese (ponto inicial no diagnóstico de uma doença). Estes são alguns dos temas abordados durante o segundo encontro do Curso de Atualização em Atenção Integral aos Usuários de Crack e Outras Drogas, realizado nesta segunda-feira (30). As atividades estão acontecendo durante todo o dia no pólo da Universidade Salvador (Unifacs), localizada na rua Tinto, 152, Santa Mônica.
A iniciativa é da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e tem a parceria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Rede de Atenção em Saúde Mental. A psiquiatra Arlúcia Fauth é a palestrante desta etapa.
Segundo a coordenadora da Rede de Atenção em Saúde Mental, Rosana Falcão, o curso tem a participação de profissionais do Hospital Especializado Lopes Rodrigues, Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher), Hospital da Criança e dos cinco Centros de Atendimento Psicossocial (CAPs) do Município.
“A ementa do curso contém vários temas, a exemplo da Política Nacional de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas; Rede de atenção em saúde mental; Caracterização de crack e álcool: efeitos e agravos clínicos do uso crônico, intoxicação aguda e abstinência; e Conceitos gerais de dependência, uso abusivo, intoxicação e abstinência”, informa Rosana.
Durante os encontros acontecem aulas expositivas, estudos de casos, histórias de vida, discussão de filmes, observação e análise da prática. O curso acontece quinzenalmente nas segundas- feiras e tem carga horária de 60 horas, sendo 8 horas diárias. O próximo encontro será realizado no dia 13 de agosto.

Nenhum comentário: