O grupo de pesquisa Território, Cultura e Ações Coletivas (Tecemos), vinculado ao Departamento de Educação (DEDC) do Campus XI da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Serrinha, e a Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana realizam nos dias 30 e 31 de julho o I Encontro Regional sobre Currículo Escolar dos Territórios de Identidade do Portal do Sertão e do Território do Sisal. As atividades serão desenvolvidas no campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).
A inscrição para submissão de trabalhos prossegue até 16 de julho. Os interessados devem preencher ficha de inscrição disponível em www.regionalcurriculo.uneb.br e enviá-la para o e-mail regionalcurriculo@gmail.com, junto com o comprovante de pagamento da taxa de R$ 40 e do resumo de seu trabalho acadêmico, conforme as normas técnicas da comissão julgadora. Os autores selecionados serão divulgados no site do evento no dia 10 de julho e terão até o dia 31 para enviarem os artigos completos.
Para ouvintes, a inscrição prossegue até o dia do evento, com taxa de R$ 20. São disponibilizadas 500 vagas, voltadas para graduandos, professores de educação básica e de nível superior.
Com o tema Indagações curriculares: concepções e experiências, o encontro objetiva discutir novas propostas curriculares para as escolas de nível básico de Feira de Santana, Serrinha e cidades circunvizinhas.
Segundo o professor da Uneb, Jean Santos, coordenador-geral do evento, a intenção é fomentar a ideia de que cada escola precisa elaborar o seu próprio currículo, de acordo com as necessidades econômicas e culturais de seus alunos. “Em muitas cidades, existe uma uniformização dos componentes curriculares nas instituições de ensino básico, ignorando as particularidades sociais de cada estudante. O currículo não deve ser fixo. Ele precisa ser feito a partir das experiências de cada professor, que está na prática da sala de aula”, afirma Jean.
Nenhum comentário:
Postar um comentário