terça-feira, 31 de julho de 2012

Incentivo ao aleitamento materno



As atividades alusivas a Semana Mundial do Aleitamento Materno, promovidas pelo Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Inácia Pinto da Silva (Hospital da Mulher), serão iniciadas nesta quarta-feira (1º), às 7h30, com a entrega de presentes a puérperas e homenagem ao primeiro recém-nascido do dia.
A programação do evento, que este ano tem como tema “Compreendendo o Passado – Planejando o Futuro”, segue até domingo (5) com ações educativas que visam conscientizar a população acerca da importância do aleitamento. Ainda na quarta-feira (1º), às 9 horas, será proferida uma palestra sobre o tema central do evento no auditório do Hospital Municipal da Criança, pela neonatologista especialista em Aleitamento Materno do Hospital da Aliança, Iandira Castro.
Dando continuidade à programação de abertura, às 10 horas, será realizada a palestra “Aleitamento Materno e o Vínculo Mãe-Bebê”, pela psicóloga do Hospital da Mulher, Tatiany Varjão. O ciclo de palestras será encerrado com a discussão do tema “Aleitamento Materno e a Sucção do Bebê”, às 11 horas, pela fonoaudióloga do Hopsital da Mulher, Ana Geilza.
No mesmo dia, a partir das 13 horas, e até a quinta-feira (2), a equipe do BLH vai desenvolver atividades educativas com a distribuição de folhetos que estimulam a doação de leite materno e destacam a importância do aleitamento nos primeiros meses de vida da criança, no stand montado no estacionamento do Paço Municipal Maria Quitéria. De sexta-feira (3) até domingo (5), o stand informativo estará no Shopping Boulevard.
De acordo com a enfermeira coordenadora do BLH, Railúcia Martins, as campanhas realizadas anualmente em todo o país têm contribuído para reduzir os índices de mortalidade infantil. “A amamentação é fundamental para um crescimento sadio da criança. Falar sobre este gesto nobre e conscientizar as mães mostrando que esta é uma prática que deve ser seguida é necessário, pois além de promover mudanças de comportamento podem estimular a doação”, salienta.

Nenhum comentário: