quarta-feira, 11 de julho de 2012

Centros digitais abrem inscrições



Os centros digitais de Feira de Santana estão com inscrições abertas, até esta sexta-feira (13), para cinco cursos de qualificação voltados às áreas de Informática e Mercado de Trabalho. Para a primeira área, os equipamentos disponibilizam os cursos Primeiros Cliques e Aluno Monitor. Já para a segunda, os centros instruem jovens e adultos sobre Entrevista de Emprego, Atendimento Telefônico e Atendimento ao Cliente.

Todos os cursos possuem duração de um mês, exceto o Aluno Monitor, que dura em média três meses. Como as aulas deste curso ainda estão em andamento, os interessados em participar das próximas turmas serão incluídos na lista de espera. Os centros digitais também oferecem um curso voltado às crianças – o Galáxia Internet, que trabalha várias temáticas, a exemplo do bullying, através de jogos educativos.

No Centro Digital do distrito da Matinha, a procura está sendo grande, como ressalta a facilitadora do programa Feira Digital, Iraci Vitória Moreira. “Muitos jovens do distrito não possuem experiência no mercado de trabalho. Como buscam o primeiro emprego, eles estão preocupados com a qualificação profissional. Por isso, a procura pelos cursos é sempre significativa aqui no distrito”, avalia.


Neste período de matrícula, quando os 12 computadores ficam com acesso livre para a comunidade, quem aproveita mesmo para usufruir o equipamento são as crianças. Mas o acesso é acompanhado pela facilitadora. “Estamos sempre atentos, pois reconhecemos que a internet traz riscos. A todo instante verificamos quais são os sites que elas estão acessando”, afirma Iraci.

Os interessados em realizar os cursos precisam apresentar fotocópia da Carteira de Identidade e do comprovante de endereço no ato da inscrição. As capacitações são gratuitas e podem ser feitas por qualquer pessoa com idade acima dos 10 anos. As aulas acontecem duas vezes por semana e há turmas para manhã, tarde e noite.

Atualmente, Feira de Santana dispõe de 26 centros digitais instalados em diversos bairros da cidade, como Parque Ipê, Limoeiro, Viveiros, Conceição, Mangabeira, Capuchinhos, Feira VII, Baraúnas e Muchila. O Mercado de Arte Popular (MAP) e Edifício Mandacaru, além dos distritos de Jaíba e Jaguara também contam com os equipamentos.

Nenhum comentário: