quarta-feira, 11 de julho de 2012

HEC e FAMAM apresentam projeto de Pedagogia Hospitalar


Proporcionar à criança hospitalizada a possibilidade de mesmo estando em ambiente hospitalar, ter acesso à educação. Este é um dos objetivos do projeto de extensão “Pedagogia Hospitalar Todos Juntos: Sorrindo, aprendendo e vivendo melhor”, que será desenvolvido pelo setor de pedagogia do Hospital Estadual da Criança (HEC) em parceria com o curso de pedagogia da Faculdade Maria Milza (FAMAM).
A apresentação do projeto de extensão aconteceu nesta terça-feira (10) no auditório do HEC e contou com a presença de colaboradores do hospital e do Diretor da FAMAM Welligton Almeida. De acordo com a pedagoga do HEC, Wanderlane Cardoso, o projeto vai oferecer atividades pedagógicas adequadas às condições da criança hospitalizada, visando proporcionar a interlocução entre a literatura infanto-juvenil e o lúdico. “Vamos realizar oficinas de desenhos, leituras coletivas, música, teatro, dentre outras atividades”, disse a pedagoga.
As oficinas vão ocorrer duas vezes na semana e serão facilitadas por bolsistas do curso de pedagogia. Coordenadora do projeto de extensão, a professora Tânia Sousa ressalta que esta proposta de pedagogia hospitalar é pioneira na Bahia. “Vamos marcar a história da pedagogia hospitalar no estado construindo material científico sobre a atuação do pedagogo no hospital”.
O médico Aécio Mendes, que coordena o centro cirúrgico do HEC, avalia a importância desse projeto para os pacientes e as famílias que chegam a permanecer muito tempo no hospital. “Fico muito feliz com a implantação desse projeto porque o tempo ocioso atrapalha a recuperação do paciente. Por isso é importante que áreas como a da pedagogia e da psicologia estejam em parceria com a equipe cirúrgica para melhorar a qualidade de vida da criança hospitalizada e consequentemente o encurtamento do prazo de internação”.
Além de evitar que a criança fique longe da escola, o projeto “Pedagogia Hospitalar Todos Juntos: Sorrindo, aprendendo e vivendo melhor”, vai proporcionar uma interação entre paciente, família, escola e hospital. As atividades tem início previsto para a próxima quinta-feira (12).

Nenhum comentário: