terça-feira, 10 de julho de 2012

Costa do Descobrimento forma primeira turma de Enfermagem



Cenário homenageou a enfermeira britânica Florence Naghtingale.

A Costa do Descobrimento recebeu sua primeira turma de 37 profissionais de Enfermagem durante solenidade contando com a participação de 1.500 convidados, no Centro de Convenções de Porto Seguro, dia 7 passado. Os novos profissionais, em nível universitário, foram bacharelados pela Faculdade de Ciências Médicas da Bahia (FCMBA), com sede na cidade de Santa Cruz Cabrália, a 730 km quilômetros de Salvador, no Extremo-Sul do Estado.
A cerimônia foi presidida pelo diretor pedagógico da FCMBA, Jésus Nascimento. No discurso de abertura destacou planos futuros da instituição de ensino superior e o papel de cada formando na condução das vidas das pessoas que vier a cuidar. “A Faculdade de Ciências Médicas nasceu do sonho de fazer dessa região um pólo do ensino superior na área da saúde. Estamos lutando para trazer uma faculdade de medicina para o Extremo-Sul. A partir de agora vocês têm a missão colocar em prática todos os fundamentos acadêmicos que receberam. O principal deles: Cuidar bem de seus pacientes”, afirmou.
A professora Márcia Quaresma, coordenadora do Curso de Enfermagem, não controlou a emoção ao dirigir-se aos novos colegas de profissão. “Ontem eu era a professora e vocês os alunos. Hoje, posso chamá-los de colegas. Tenho a plena certeza que estamos diante de profissionais capazes de honrar a nossa profissão”, garantiu. Paraninfa da turma, a professora Flaelma Almeida observou que “por ser a primeira turma, vocês também são pioneiros e têm uma responsabilidade a mais: Elevar o nome dessa instituição”.
A oradora da turma, a bacharelanda Urânia Oliveira, fez uma retrospectiva dos primeiros passos e do desafio por serem os primeiros. “Falando em primeira turma, para muitos fomos tachados de cobaias. Fazemos parte da história de uma instituição de ensino na condição de desbravadores. A missão de ser enfermeiros não se resume num simples ato de cuidar. Mas exige, sim,um raciocino lógico e crítico, baseado no conhecimento técnico-científico e nos princípios éticos e morais que adquirimos ao longo dos quatro anos”, frisou.

HOMENAGENS

O cenário da formatura no Centro de Convenções de Porto Seguro homenageou a enfermeira britânica Florence Naghtingale, considerada a matriarca da enfermagem. A profissional ficou famosa por ser pioneira no tratamento de feridos da Guerra da Criméia, entre 1853 a 1856, na península da Criméia (no mar Negro, ao sul da atual Ucrânia), no sul da Rússia e nos Bálcãs.
Os formandos da turma de enfermagem da FCMBA escolheram como patronos o deputado federal Jânio Natal e o vereador de Porto Seguro, Paulo Onishi. Como professores homenageados Márcia Quaresma, Cristina Marques, Ana Joaquina Amaral, Gislâine Rodrigues, Maria Tereza de Almeida e amigos da turma Geraldo Magela e Glayds Juarez, enquanto funcionários homenageados foram Joluze dos Santos e Najla Marcial. A empresa Formandu’s Eventos e Formaturas foi a responsável pelo planejamento e execução da solenidade.



Show pirotécnico com fogos indoor supreendeu o público

Nenhum comentário: