segunda-feira, 23 de julho de 2012

Feira de Santana pretende imunizar 74 mil cães e gatos.


Nesse sábado, 21, dia D de vacina contra Raiva em Cães e Gatos, a procura por posto de vacinação em Feira de Santana foi bastante movimentada. Segundo o CCZ- Centro de Controle de Zoonoses e Supervisões de Vigilância em Saúde, do município de Feira de Santana, esse ano , a meta imunizar cerca de 74 mil animais. De acordo com a coordenadora do CCZ, a veterinária Mirza Carvalho Santana, “ a previsão é de imunizar 15 mil animais a mais, referente ao ano 2011”.
Com 580 profissionais distribuídos em 101 pontos de vacinação na sede e na zona rural, a campanha que se iniciou no dia 7 passado, se estendera até o próximo dia 8 de agosto. Segundo Mirza Carvalho “ objetivo esse ano é imunizarmos 80% da população de cães e gatos que esta estimada em 67.077 na zona urbana, e 6043 na zona rural , totalizando 73.120 animais”, informou.
Logo na abertura dos serviços, por volta das 8 hs, a movimentação era intensa na sede da Secretaria de Saúde do Município, localizada na avenida João Durval Carneiro. No local, homens, mulheres e crianças chegavam com os seus bichos de estimações em sacos, nas coleiras ou até mesmo nos braços.

Segundo a aposentada Conceição de Assis “é essencial que se vacine os seus animais, Isso é um dever! Há cerca de nove anos faço isso com Tico e Teca – um casal de gatos- , agindo assim eu os protejo e projeto também a minha família contra a raiva”, disse.
Feliz também estava a jovem Letícia Vitoria, 12 anos, que acompanhada de seu pai Carlos Vasconcelos, aguardava na fila, a vez para imunizar a sua cadela Tim-Tim “ faço isso para ela viver bem e com qualidade de vida. Quem ama cuida! “, falou sorridente.
“ Se tenho a obrigação de votar, tenho certeza que a obrigação é ainda maior a de vacinar esses inocentes animais” , esse depoimento é da dona de casa Ana Lucia Silva Costa, que possui sete gatos e três cachorros.
Na manhã do sábado, 21, pedalando uma enorme bicicleta, Ana Lucia fez dez viagens de sua casa ao posto de saúde do bairro Caseb, conduzindo os seus bichos de estimação, para serem imunizados. “ Pelos meus animais faço qualquer sacrifício. Se preciso até brigo, eles são meus verdadeiros amigos”. Nas idas e vindas ela pedalou cerca de 10 KM.
A veterinária Mirza Carvalho Santana, lembro que em 2001 houve um óbito de uma mulher com o vírus da raiva e em 2004, morreu um cachorro “ peço que a população se sensibilize e faça a imunização dos seus cachorros e gatos, evitando assim a circulação do vírus da raiva no município .
Mirza informou que após o próximo dia, 8, quando termina a campanha de imunização dos animais nos postos de saúdes do município, a vacinação continuará acontecendo diariamente no Centro de Controle de Zoonose.
Telefones do CCZ ( 75)- 3614- 3613 e 3223-4673

Nenhum comentário: