quinta-feira, 19 de julho de 2012

Aposentado que receber acima do mínimo pode ter reajuste maior

Aprovado terça-feira pelo Congresso Nacional, o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2013 inclui uma emenda que garante um reajuste real (acima da inflação), no ano que vem, para os nove milhões de aposentados e pensionistas do INSS que ganham mais do que o salário mínimo nacional (R$ 622).
O percentual será decidido quando o governo enviar o Orçamento ao Congresso, até 31 de agosto. Uma das ideias é usar no cálculo o crescimento da massa salarial dos trabalhadores, com base no Fundo de Garantia (FGTS). "Os salários estão aumentando e os recursos no FGTS também.
Em 2011, o crescimento real foi de 3% (volume de dinheiro depositado pelos empregadores nas contas dos funcionários)", disse o senador Paulo Paim (PT-RS), que elaborou a emenda com o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP).
Se o crescimento da massa salarial for mesmo usado para reajustar os benefícios, o resultado deste ano entrará no cálculo para o aumento de 2013. Quem ganha acima do mínimo já recebe a inflação acumulada no ano anterior.

Nenhum comentário: