sexta-feira, 13 de julho de 2012

Governo propõe reajuste de 40% para o topo da carreira docente

O governo federal anunciou nesta sexta-feira um reajuste de 40%, ao longo dos próximos três anos, para o salário de professor titular com doutorado e dedicação exclusiva --cargo que representa o topo da carreira de docente universitário.
O salário atual de R$ 12.225,25 chegará assim a R$ 17.057,74. Todos os professores de nível superior, segundo a proposta do governo, terão reajuste salarial.
A oferta do Ministério do Planejamento atendeu ainda outra demanda dos professores universitários: a redução do número de níveis para se chegar ao topo da carreira -- dos atuais 17 para 13 estepes.
O governo também apresentou proposta de reajuste para professores de institutos federais, que assim como os docentes de universidades também paralisaram as aulas, mas não foi feita nenhuma oferta aos técnicos administrativos das instituições federais, também em greve.
A greve dos docentes universitários teve início, segundo o Andes (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), no final de maio, há pouco menos de dois meses.
O governo vem criticando o movimento de paralisação, alegando que ainda há tempo para discutir as demandas --o prazo legal se encerra em agosto, quando o governo leva ao Congresso o orçamento do ano seguinte.
"Do nosso ponto de vista houve precipitação em deflagrar a greve em maio", disse a ministra Miriam Belchior (Planejamento), em coletiva de imprensa.

Nenhum comentário: