segunda-feira, 16 de julho de 2012

Novenário de Sant’Ana a partir desta terça


A Arquidiocese de Feira de Santana dá início nesta terça-feira à programação da festa de Nossa Senhora Sant’Ana. Os festejos à padroeira do Município este ano tem como tema central “Com Sant’Ana, Mãe e Mestra, celebramos os frutos do Jubileu”. A primeira noite do novenário, que acontece sempre às 20h na Catedral Metropolitana, será marcada pelo retorno da Imagem Peregrina de Sant’Ana.

A cada noite serão arrecadados donativos durante o ofertório. que serão revertidos para instituições filantrópicas. Na abertura da festa os fiéis são convidados a doarem alimentos para o centro Social Monsenhor Jessé. Também serão beneficiadas a Fazenda da esperança, Mulheres em situação de risco, Casa de Apoio aos Portadores de HIV, Dispensário Sant’Ana, Seminário Sant’Ana Mestra,k Casa de Apoio ao Câncer e o Seminário Propedêutico.

Na última noite da novena (25), que antecede a festa de Senhora Sant’Ana, os fieis católicos devem doar flores, quês serão utilizadas para ornar os andores. Segundo Márcia Adorno, membro da comissão organizadora da festa, o novenário se configura como preparatório para o dia santo da padroeira, comemorado em 26 de julho. “É como se estivéssemos arrumando a casa para a chegada de alguém muito especial”, afirma.

No dia 22 de julho haverá programação especial com solene celebração eucarística do Jubileu de Ouro a Arquidiocese, com a participação de todas as paróquias. Os festejos à avó de Jesus serão encerrados no dia 26 com uma programação variada. Às 5h acontece a alvorada com repique dos sinos e fogos de artifício.

Em seguida, às 7h haverá celebração eucarística com presidência do vigário geral e pároco da Catedral, Monsenhor José Nery de Almeida. Às 10h, o Arcebispo Metropolitano Dom Itamar Vian preside a solene celebração eucarística. Os festejos seguem à tarde com a tradicional Procissão de Senhora Sant’Ana, às 16 horas, com a participação das paróquias da Arquidiocese. O encerramento será às 18 horas com pregação e bênção do Santíssimo Sacramento.

Nenhum comentário: