quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Mais uma casa de farinha em Humildes


O forno mecanizado, bem como coxos, prensa, cevadeira – que tritura as raízes de mandioca e a transforma em massa fina e uniforme, e triturador de caroços, mais uma balança, todos novinhos, equipam a moderna casa de farinha do povoado de Campestre, distrito de Humildes, inaugurada nesta terça-feira, 17, à noite, pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho. A unidade tem capacidade para produzir 15 sacas de farinha por dia. 

 O prefeito diz que apenas os pequenos agricultores sabem a importância de uma casa de farinha. Principalmente naquela região de Humildes, que é grande produtora de mandioca – tanto em quantidade como em qualidade.

 “A seca castigou a todos. Mas aqueles que persistiram estão com suas roças de mandioca muito bonita e muitos já estão colhendo as raízes”, afirmou. “Isto é muito bom porque a produção significa melhor qualidade de vida para as famílias que vão vender as suas produções e também para os consumidores que pagarão preço menor pela farinha”.

 Além da farinha, a unidade está equipada para produzir derivados da mandioca, como a goma, biscoitos, beijus e bolos, entre outros produtos que agregam valor à cultura e que podem ser incorporados ao cardápio da merenda escolar. “Esta é uma alternativa viável e que está sendo estudada”, afirmou o secretário de Agricultura, Ozeny Moraes. De acordo com ele, a casa de farinha vai ser administrada pela Associação de Moradores, cujas lideranças foram orientadas sobre a sua gestão.

 O secretário disse também que o município está em entendimento para novas adesões ao Pronaf B, CredAmigo e AgroAmigo, linhas de crédito do Banco do Nordeste, com juros baixos, com empréstimos acima de R$ 3,5 mil. Para ele, a casa de farinha vai estimular a expansão do plantio de mandioca, porque os agricultores sabem que tem um local adequado para o beneficiamento da raiz.

 A expectativa do líder comunitário João Batista Ribeiro é de que dentro de pouco tempo a unidade funcione 24 horas. “Temos muita mandioca plantada e vamos aumentar a área. Acredito que a casa de farinha vai ser usada por até 20 produtores, quando da época da colheita”. O secretário de Governo, Paulo Aquino, esteve presente ao evento, que homenageou, com uma placa, o casal José de Oliveira e Valmira Santos, que doou a terra onde a unidade foi construída.

Nenhum comentário: