sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

ESPANTAR O MEDO

A montanha era iluminada por uma fogueira, onde três irmãos se aqueciam. De tempos em tempos, o vento trazia os uivos dos lobos famintos, às vezes longe, depois mais perto. Logicamente, as crianças tinham medo e quiseram saber se havia um meio de espantar o medo. O pai garantiu que era possível espantar o medo, bastava só pensar como pensavam as ovelhas.

 EXPLICOU porque as ovelhas não tinham medo, mesmo dormindo nas pastagens, próximas da floresta onde os lobos uivavam ameaçadores. Elas escutam a doce flauta do pastor. A melodia dá a elas tranqüilidade. E a música espanta os lobos, quis saber uma das crianças? Não, eles não fogem, mas as ovelhas sabem que o pastor cuida delas, ele não dorme. Ouvindo a flauta, as ovelhas dormem sem medo, embora o perigo continue a rondar.

 A NARRATIVA de Rubem Alves faz lembrar o Salmo 22. O Senhor é o pastor que conduz suas ovelhas para as fontes e pastagens. Elas não temem mal algum, por maiores que sejam os inimigos; o bordão e o cajado do pastor trazem segurança e mantém o lobo à distância. Com ele não há lugar para o medo.

 HÁ DOIS MIL anos, a humanidade que “caminhava nas trevas, viu uma grande luz” (Is 9,1). Os anjos anunciaram que o medo cederia seu lugar para o amor incondicional de Deus. E a melodia dos anjos encheu de encantamento e certeza a noite e os habitantes de Belém. Esta música seria para todos e para sempre.

 O NATAL, a cada ano, traz presente a certeza desta segurança. Os lobos continuam uivando, ameaçadores, até mesmo dentro de nós, mas não existem mais motivos para ter medo ou desesperar. Natal é a certeza que os lobos não são rivais à altura do Pastor. Significa que o mal e o pecado não terão a última palavra. Jesus armou sua tenda entre nós.

PENSANDO nisso, neste Natal, somos de novo desafiados por Deus a dizer não ao medo e erguer a bandeira da Esperança. Esperança de ver crianças felizes, idosos sorrindo, famílias se abraçando, água, terra, saúde, educação, segurança, casa, vida com dignidade para todos. Só assim posso dizer que o Natal é Festa da Vida. Só assim posso dizer Feliz Natal!

                                                                      Itamar Vian 

                                                             Arcebispo Metropolitano

                                                                di.vianfs@ig.com.br

Nenhum comentário: