Com as provas de Física, Química e Biologia, terminou, na manhã desta terça-feira (3), o vestibular 2014.1 (ProSel) da Universidade Estadual de Feira de Santana. Dos 13.510 candidatos inscritos, 11.030 se mantiveram na luta por uma das 950 vagas em 28 cursos oferecidos pela Instituição.
A abstenção neste terceiro dia de provas foi de 0,56%, o que corresponde a 68 candidatos. O número total de ausentes foi 2.480, o equivalente a 18,36%.
Conforme o professor Carlos Bichara, coordenador do vestibular, a previsão para divulgação dos resultados é de aproximadamente 15 dias, com possibilidade de antecipação.
Agora, para os candidatos, fica a expectativa de ingresso na Universidade. Ariel Ângelo Santana Brito, de Baixa Grande, interior da Bahia, pretende cursar Direito. Tendo terminado o ensino médio este ano, ele afirma que vai persistir, caso não seja comprovado. “Tive indicações sobre a qualidade do curso de Direito da Uefs e, por isso, optei por esta Instituição”.
Aline Brandão, de Feira de Santana, também pretende cursar Direito. “Neste vestibular, achei que a prova de Português teve muitas pegadinhas; gostei da prova de Redação. Estou muito tranquila em relação à aprovação”.
Qualidade
André Ricardo Peixinho Costa, estudante de Direito numa faculdade em Salvador, afirmou ter escolhido a Uefs “porque oferece um ensino de boa qualidade; além disso, tenho familiares em Feira de Santana”. Sobre as provas desta terça-feira, ele relatou que Biologia “não ofereceu muitas dificuldades, mas Química e Física exigiram mais”.
Muito descontraída, mas não tanto confiante, Caroline Melo, recém-graduada em Letras com Espanhol, também concorda com a dificuldade nas provas desta terça-feira. Caroline se diz uma “concurseira” e que resolveu tentar o ProSel da Uefs para o curso de Direito “como forma de treinar o raciocínio lógico e seus conhecimentos diante de questões elaboradas para o vestibular”.
Ela afirma que diante da grande concorrência para este curso a possibilidade de aprovação “por sorte” está praticamente excluída, “só passam os que realmente têm conhecimento”, avaliou.
Ações afirmativas
A Uefs ofereceu 950 vagas, mas este número pode ser elevado, caso sejam ocupadas as vagas extras disponibilizadas pelo programa de ações afirmativas da Instituição. São duas vagas a mais, por curso, para candidatos indígenas ou quilombolas e que comprovadamente residam nessas comunidades.
As ações afirmativas da Uefs preveem, também, a oferta de 50% das vagas para alunos que tenham cursado, na rede pública, todo o ensino médio e pelo menos dois anos, da 5ª a 8ª série (6º ao 9º ano). Destas vagas, 80% são destinadas aos candidatos que se declaram afro-descentes no momento da inscrição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário