sábado, 14 de dezembro de 2013

Público sente a boa música da Sinfônica de Sergipe


“Entender poucos entendem. O que se quer aqui é sentir a música. Deixar que ela entre na mente e nos conduza a uma viagem prazerosa”, disse a professora Ana Maria Louzada que, acompanhada do marido, Antônio Martins, assistiu ao concerto da Orquestra Sinfônica de Sergipe, na noite desta sexta-feira, 13, na praça Padre Ovídio.

 O prefeito José Ronaldo de Carvalho assistiu ao concerto acompanhado pelo secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jailton Batista. Ele elogiou o nível da orquestra sergipana e afirmou que as pessoa gostam de música de qualidade. 

O espetáculo, que faz parte da programação do “Natal Encantado”, promovido pela Prefeitura de Feira de Santana, foi elogiado por quem já assistiu a outras orquestras e por aqueles que não sabem diferenciar o trombone do trompete ou o violoncelo do violino.

 “A emoção é a mesma de quem viu um espetáculo desta magnitude pela primeira vez”, disse Tony dos Santos, que já assistiu a OSBA duas vezes. Gerson Pires revelou que aos 56 anos ainda não tinha visto espetáculo tão bonito. “Música sempre é música. E é sempre bom ouvir”.

 Comandada pelo maestro Guilherme Mannis, a Orquestra Sinfônica de Sergipe abriu o concerto com o “1º movimento da sinfonia 40 de Mozart”. Depois tocou Joseph Haydn, Beethoven e Sebastian Bach. Apresentou algumas músicas com temáticas natalinas, como “Noite feliz” e “Jingle bell”.

 No repertório uma sessão de trilhas sonoras de filmes conhecidos, como “A Pantera Cor de Rosa”, “Star Wars”, “Jurassic Park” e “Pirata do Caribe”. Para o maestro, os compositores de trilhas sabem explorar os mais diversos timbres de uma orquestra sinfônica. O público reagiu bem e várias vezes a aplaudiu de pé.

 No final, disse esperar que voltar a se apresentar em Feira de Santana e que o público local deve prestigiar a OSBA (Orquestra Sinfônica da Bahia), que se apresenta ainda nesta semana na praça e na Catedral Metropolitana de Santana.

] A Orquestra foi fundada em 1985 – é mantida pelo governo de Sergipe. Com a OSBA é tida como as melhores do Nordeste. Tem 60 músicos e, em média, se apresenta 40 vezes ao ano, em turnês pelo país. A sua base é o Teatro Tobias Barreto, em Aracaju.

 (Batista Cruz)

Nenhum comentário: