terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Homoafetivos dizem sim e oficializam casamento


Uma história de amor. Após de cinco anos de namoro, chegou o dia esperado para John Erliton Simão dos Santos, 27 anos, e Fábio Luiz Freitas Messias, 30. Eles oficializaram a união, nesta terça-feira, 17, em cerimônia civil no Fórum Desembargador Filinto Bastos.

 Foi o primeiro casamento de pessoas do mesmo sexo viabilizado pelo Projeto Família Cidadã, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e o Poder Judiciário. A cerimônia foi oficiada pela juíza de Paz Magna Macedo Santos.

 John e Fábio, ambos professores, já moram juntos há quatro anos. Se conheceram durante uma confraternização e no mesmo dia começaram o namoro. “Foi amor à primeira vista”, comentou Fábio após a troca das alianças.

 O desejo de adotar filhos foi o que mais motivou o matrimônio. “É uma realização pessoal e também de ordem social. Somos cidadãos e devemos ter nossos direitos respeitados, assim como qualquer casal heterossexual. O próximo passo será adotar um casal de filhos”, disse John.

 O secretário de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira, acompanhou a cerimônia. Ele considerou o ato como uma conquista que assegura os direitos dos cidadãos. “Estamos garantindo a oficialização de uma união permitida pela lei”, afirmou.

 Para Ildes Ferreira o casamento entre casais do mesmo sexo “representa uma simbologia importante para uma sociedade marcada pelo preconceito e discriminação”.

 A mãe de Fábio, Denise Freitas Brito, 53, também se casou com Walter Cordeiro Pereira, pela manhã, durante solenidade do Casamento Coletivo, no espaço de eventos Estação da Música. (Renata Leite)

Nenhum comentário: