segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Município adere ao Laço Branco

O Governo Municipal de Feira de Santana aderiu à “Campanha do Laço Branco – Homens pelo fim da violência contra a mulher”. As ações, em apoio ao trabalho desenvolvido pelo Ministério Público (MP) e o Poder Judiciário, serão lançadas nesta quarta-feira, 11, às 15h, no Fórum Desembargador Filinto Bastos. 

Através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso) e o Centro de Referência da Mulher Maria Quitéria, o Governo Municipal amplia a mobilização dos homens visando a sensibilização no engajamento pelo fim da violência contra a mulher. “Já trabalhamos com a conscientização das mulheres para que não aceitem qualquer tipo de agressão física, psicológica ou moral”, informa o secretário municipal Ildes Ferreira.

 A campanha, de cunho internacional, vem sendo abraçada pelo Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM), órgão das Nações Unidas. Teve origem no dia 6 de dezembro de 1989, em Montreal, Canadá, quando um rapaz de 25 anos cometeu o assassinato de 14 mulheres em sala de aula e depois se suicidou, em um brutal ato de machismo, por não aceitar que as mulheres estivessem em um curso que tradicionalmente tinha as vagas preenchidas por homens.

 Já no Brasil as iniciativas começaram em 1999. Dois anos depois, o lançamento oficial, com a promoção de diferentes atividades, como distribuição de laços brancos, camisetas e folhetos informativos, realização de eventos públicos, caminhadas, debates, oficinas temáticas e diversas outras ações. (Ronaldo Belo)

Nenhum comentário: