quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Hoje à noite no Bar do Zequinha: lançamento do novo livro do jornalista Tasso Franco


O jornalista Tasso Franco(foto) lança hoje quinta-feira, 19, no Ponto do Zequinha, em Feira de Santana, seu mais novo livro "Dom Franquito - 105 restaurantes ao redor do mundo", a partir das 18h. 

A obra reúne crônicas de Dom Franquito, pseudônimo do jornalista Tasso Franco, em suas andanças pelo mundo da gastronomia. Em tom leve e bem humorado, ele dá sua opinião sobre a comida, o atendimento e a ambientação desses 105 restaurantes, espalhados pela Bahia (capital e interior), alguns estados brasileiros e cidades da Europa, Estados Unidos e América Latina. 

Mas ninguém imagine encontrar receitas em suas mais de 200 páginas. Lá estão “dicas de locais onde se pode curtir a boa mesa, conduzir à larga uma prosa, praticar a conversa fiada e outros gostinhos”, como afirma o autor em uma das orelhas. 

“Há também muita história, curiosidades, informações culturais e galanteios à senhora Bião de Jesus, esposa de Franquito, e seus hijos Agapito e Bolivia, além de citações a outros personagens como o Rasta do Pelô, Moreira, Clarindo, Pinheiro, Gordo, Sapo, Val, Bigode,ode do Cohin o conselheiro Souza e assim por delante”.

 Também na apresentação é feito “um convite para ir à mesa com humor, picardia, desejos, tendo como pano de fundo dicas gastronômicas. Hoje o mundo está tão globalizado que se aprecia um bacalhau à Lisboa sem atravessar o Atlântico, no Apipema; ou una vaca atolada, sem ir às Gerais, na Estrada do Coco”.

 São quatro anos de crônicas, entre setembro de 2008, no Mini Cacique do galego Luis, a agosto de 2012, no Camarote do Nogueira, em Itapuã, ao lado do Marques de Placaford. Mas ele avisa que não é gourmet, sequer sabe cozinhar, exceto o básico de cada dia, mas sabe apreciar a boa mesa. Mas “é marrento e não aceita convites para bocas-livres”.

Nenhum comentário: