terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Natal Encantado termina com chave de ouro na Matriz


Se uma orquestra no palco da Matriz (praça Padre Ovídio) fez sucesso no Natal Encantado, imagine duas. O encerramento, com chave de outro, do projeto da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e Fundação Cultural Egberto Costa, na noite de segunda-feira, 23, coube à Orquestra Sinfônica do Sisal, que reúne a Orquestra Santo Antônio, de Conceição do Coité, e Filarmônica 30 de Junho, de Serrinha.

Os 62 músicos, regidos por três maestros, fizeram bonito na praça, lotada por um público animado e participativo. A apresentação teve tudo: batuque, dança, apresentações individuais e, sobretudo, muita emoção. Seja por meio da música erudita, de sucessos da MPB e até do forró, o encanto do Natal prevaleceu o tempo inteiro, até a queima de fogos que anunciou o fim da programação. 

Os meninos Leonardo e André Alves, que se apresentaram no programa de Luciano Huck, na TV Globo sábado passado, mereceram aplausos ao apresentarem seus instrumentos, ao lado do presidente do grupo Neojibá, Ricardo Castro. No mais, os maestros Marivaldo Júnior, Anderson Matos e Josevaldo Silva se revezaram no comando dos dois grupos que, no palco, viraram um só. 

A inovação do grupo ficou por conta dos movimentos dos músicos – ora sentados, ora de pé – e do repertório, com destaque para a universal “Viva La vita”, o clássico brasileiro “Samba de uma nota só”, o hino do sertão “Asa Branca” e sucessos imortais da MPB de todos os tempos, reunidos em um alegre pout pourri. Até na hora de deixar o palco os músicos se despediram tocando, cena que arrancou aplausos da platéia. 

“O Natal Encantado está consolidado”, resumiu o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jailton Batista, destacando que os objetivos do projeto foram mobilizar a comunidade em torno das festas natalinas, revitalizar os espaços públicos e valorizar as praças. Ele disse que o grande número de pessoas que prestigiaram todos os eventos é uma prova de que quando há atrações de qualidade, há público. 

Jailton atribuiu o sucesso do projeto ao nível das cerca de 120 atrações, à variedade de espaços de realização das apresentações, à imprensa que divulgou o evento e, às secretarias municipais envolvidas e, em especial, à equipe da Secretaria de Cultura. “Um grupo pequeno, mas empenhado em fazer sempre o melhor”, ressaltou, citando um por um todos os envolvidos na organização, desde o planejamento à produção, realização e divulgação de todas as atividades entre 10 e 23 de dezembro. (Madalena de Jesus).


Nenhum comentário: