sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

A MELHOR HERANÇA

Durante um mês, uma adolescente norte-americana, Tonya Kline, foi condena a ficar acorrentada à mãe, 24 horas por dia. A inusitada sentença foi dada por um juiz da Carolina do Sul, em virtude de Tonya ser muito agressiva. O juiz notificou a mãe, Débora Harter, obrigada a acompanhar a filha amarrada por um bracelete de couro, preso a um cinturão.

 AO LONGO da história da humanidade, foram esboçadas dezenas de teorias educacionais. Para Rousseau, era exatamente a educação que estragava as crianças. Para ele, o homem é naturalmente bom, a educação o estraga. Evidentemente, a teoria do “bom selvagem” não tem qualquer fundamento. Podemos situar dezenas de teorias entre dois extremos: liberdade total ou vigilância absoluta. Evidentemente, o meio-termo já é um começo de solução.

 A PESSOA traz do berço inúmeras tendências para o bem e para o mal. Deixar a criança à vontade, deixá-la fazer o que quer, quando quer, não é educação. É prepará-la para futuras frustrações. Quando os pais não castigam os filhos eles serão castigados pela vida, afirmava uma antiga teoria.

 DESDE CEDO, a criança precisa saber que existem limites e normas. Precisa aprender a aceitar um não. Nem tudo deve ser permitido. A criança deve saber que há horas para estudar, horas para a TV. Precisa saber que existem normas sociais. Afinal, ela não é a dona do mundo. Sua liberdade pára diante da liberdade dos outros.

 HOJE, a pedagogia não aceita falar de castigo. No entanto, todas as correntes pedagógicas sérias sustentam que a criança precisa aprender o que é certo e o que é errado; o que pode ou não pode; o que deve ou não deve. E se a criança insistir em passar por cima de tudo isto, os pais ou educadores devem ser severos e bons. Apenas severidade não serve, como não serve somente bondade. Severidade e bondade devem andar juntas na formação de crianças e jovens.

 UMA VEZ PERGUNTARAM a Napoleão: com que idade deve iniciar a educação de um filho? Ele respondeu: 20 anos antes de nascer; educando-se a mãe. Educar é tarefa feita com amor e criatividade. Sem dúvida nenhuma, a melhor herança que os pais e educadores podem deixar aos filhos e alunos é uma sólida educação.

                                                                      Itamar Vian 
                                                           Arcebispo Metropolitano 
                                                                di.vianfs@ig.com.br

Nenhum comentário: