quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Vacina contra HPV disponível em março


 foto
A vacina contra o vírus HPV vai estar disponível para mulheres entre 11 e 13 anos a partir de março em todas as unidades de saúde de Feira de Santana. O imunizante protege contra o câncer de colo de útero.
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a população local nesta faixa chega a 14.410 pessoas – 4.847 com 11 anos, 4.936 com 12 e 4.727 com 13.
A sua eficácia é de 98,8% contra oito subtipos do vírus. Comprovadamente protege mulheres que ainda não iniciaram a sua vida sexual e não tiveram contato com o HPV.
Por apresentar melhor resultado o calendário foi dividido em três etapas: março, seis meses depois e a terceira cinco anos depois da primeira. A infecção pelo HPV é a doença sexualmente transmissível mais comum atualmente.
Para ter acesso à vacina basta se dirigir a uma das unidades e solicitá-la. Deve apresentar o cartão de vacinação e um documento que a identifique.
Além das unidades de saúde, a Secretaria de Saúde vai realizar busca ativa nas escolas, das redes pública e particular. Para tanto, a direção das escolas devem enviar ofício à Vigilância Epidemiológica ou à Rede de Frio, solicitando a prestação do serviço. Ascom/PMFS

Nenhum comentário: