sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

O valor de uma imagem

                   ( Análise de uma capa mostrando uma filosofia univérsica por Huberto Rohden)


O desenho desta capa representa simbolicamente a origem e evolução do homem, de acordo com o processo cosmológico. Da Fonte Infinita, representada, no fundo do desenho, pelo sinal branco ( ) , usado na matemática emana um semi-circulo amarelo, significando a luz cósmica primitiva, da qual, segundo o Gênesis e de acordo com atual ciência atômica, nasceram todas as cores : “ No primeiro período disse Deus:” Haja Luz”.
Desta luz emanaram numerosas chamas, de diversas cores e tamanhos representando as creaturas. As chamas escuras representam o mundo mineral ( hilosfera) ; as vermelhas, o mundo vital ( vegetal e animal – biosfera); as chamas verdes simbolizam o mundo intelectual (noosfera).
Sobressaindo a todas essas chamas menores, se ergue uma grande chama branca - da mesma cor do Infinito – Representando o homem racional ( logosfera), que, como todas as coisas, emana da Fonte Infinita ( Creação) “ e fluiu através de muitos canais finitos ( evolução).
Este desenho representa graficamente a origem cósmica do homem, em oposição às teorias mitológica e zoológica, sintetiza o conteúdo do homem, da história e da Filosofia.

Nenhum comentário: