quarta-feira, 8 de junho de 2016

Escola Chico Mendes promove festival de vídeo sobre 25 anos de história

foto

Para comemorar 25 anos de fundação, a Escola Municipal Chico Mendes, que fica no bairro Campo Limpo, realiza uma série de atividades, dentre elas, seu primeiro festival de vídeos, o “Educavídeo: Aqui tem festival audiovisual”. A premiação dos melhores curtas produzidos pelos alunos do Ensino Fundamental II aconteceu na manhã desta terça-feira, 7, no Centro de Cultura Maestro Miro.

 “Todos os anos nós, professores, organizávamos diversas atividades e comemorações para os alunos. Este ano, resolvemos fazer diferente. Criamos formas de envolver os alunos nessa festividade para que eles tenham a real sensação de pertencimento; o festival de vídeo é uma dessas estratégias. Queremos conhecer a nossa escola através dos olhos dos nossos estudantes”, explica a professora idealizadora do festival de vídeo, Liamara Martfeld.

 O festival serviu também para que os alunos aprendessem sobre o uso consciente dos celulares dentro da sala de aula, como explica a gestora da escola, Ana Virgínia Félix de Araújo: “Os alunos estavam usando muito os celulares nas aulas, então, ao invés de proibirmos isso, pensamos em estratégias para dar um sentido pedagógico à ferramenta. Dessa forma, os alunos passaram, desde fevereiro, a usar o celular nas aulas de matemática, por exemplo, e também na produção das imagens que seriam utilizadas nos vídeos”.

 Integrante da equipe vencedora do 1º lugar do festival, a aluna Rebeca Emily dos Santos Dias de Jesus explica por que gosta tanto da iniciativa: “Nosso vídeo fala sobre o passado mais recente da escola, o que aconteceu em 2013, que foi quando eu comecei a estudar aqui. Fazer esse vídeo foi muito bom, pois ajudou a relembrar algumas amizades, experiências e tudo mais”, conta.

 O 1º lugar do festival foi conquistado pela equipe formada pelas alunas do 9º ano A: além de Rebeca Emily dos Santos Dias de Jesus, participaram Stephanie Dias Santana, Mariana Silva Ferreira e Daniele Oliveira da Silva. Já o 2º lugar ficou com as estudantes Gabriela de Oliveira Souza, Lilite Édila Costa dos Santos, Ingrid Santos de Jesus, Vitória Bastos Souza, Micaele dos Santos Freitas, Lisandra Barbosa Souza e Djavana dos Santos Oliveira, do 8º ano A. O 3º lugar ficou com os alunos do 6º ano B: Beatriz Pereira dos Santos, Janaelle Lima Ramos e Janildes Rocha dos Santos.

 Os jurados da premiação foram o escritor Raymundo Luiz Lopes, integrante da Academia Feirense de Letras; Claudia Bezerra, professora da área de Letras; Rita de Cássia Felix Araújo; Dalila Bittencourt; e os soldados Victor da França Souza e Moabi Kigran de Oliveira Araújo.

Nenhum comentário: