segunda-feira, 27 de junho de 2016

Região sisaleira recebe equipamentos agrícolas e cisternas

A produção dos agricultores familiares da região sisaleira do estado ganhou mais força nesta segunda-feira (27), com a entrega realizada pelo governador Rui Costa, no município de Araci, de dois tratores para a construção e limpeza de aguadas e estradas vicinais, e de 120 barracas de feira, para a comercialização dos produtos. Durante a solenidade também foram entregues 329 títulos de terra para produtores rurais e 232 cisternas. Os agricultores da região vão contar ainda com três barreiros, nas comunidades de Balaio, Resina e Casinha de Pedras.

 O governador destacou a importância de criar mecanismos de convivência com o semiárido. “Assim, os moradores têm condições de produzir mais e melhor, de forma qualificada e com tecnologia, não apenas na enxada. Então, a gente está fazendo este trabalho, entregando os tratores para mecanizar a produção, dando ordem de serviço para a construção de barreiros, entregando essas cisternas. Ao todo, são mais de cinco mil cisternas colocadas em Araci”.

 Maria Aparecida mora com o marido e a filha em um local onde ainda não chegou água encanada. Ela recebeu a placa simbólica das cisternas entregues em Araci. “Não tenho mais que pegar água no vizinho, agora eu posso molhar planta, dar para as galinhas, arrumar minha casa, lavar a roupa. Melhorou muito”.

 Ainda nesta segunda, um convênio foi assinado, por meio do Programa Bahia Produtiva, beneficiando 40 famílias com matrizes de caprinos, animais reprodutores e máquinas forrageiras, para alimentar a criação. O Governo do Estado também investiu no asfaltamento do entorno da Praça da Conceição e de duas avenidas, e entregou cinco viaturas, que vão atender os municípios de Araci, Lamarão, Barrocas, Nordestina e Valente. Rui aproveitou a oportunidade para visitar as obras do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA), que vai beneficiar 66 localidades dos municípios de Araci e Tucano, com um investimento de R$ 51 milhões.

Apoio aos agricultores

 O agricultor Germano Nascimento, 43 anos, que recebeu uma das barracas de feira, produz milho, feijão, mandioca, melancia e explica como a cadeia produtiva da agricultura familiar está crescendo com o apoio do Governo do Estado. “Antes era tudo pior, porque não tinha condições de trabalhar adequadamente. Agora a nossa agricultura está muito avançada, os tratores estão chegando pelo Governo, temos água de cisterna, água dos barreiros, e agora temos essas barracas para poder vender o que produzimos”.

 A associação do agricultor Arivaldo Silva, que tem mais de 90 sócios, recebeu um dos tratores. “Vai melhorar porque vamos produzir mais. Com essa máquina, o tempo de preparação da terra é mais rápido, a produção aumenta e vamos beneficiar mais gente. Só na nossa região tem mais quatro comunidades, que também vão ser beneficiadas por essa mesma máquina”, afirmou Arivaldo.
A garantia de que a terra onde trabalha agora é uma propriedade reconhecida leva tranquilidade à família de Margarida Santos de Jesus, 57 anos. “Moro lá desde 2005, plantando feijão, milho, batata, amendoim, e com esse documento eu fico mais segura, a terra é minha. E agora também posso conseguir empréstimo para plantar mais, melhorar minha produção. Sem esse documento de posse não podia fazer financiamento

Nenhum comentário: