quinta-feira, 2 de junho de 2016

USF Francisco Pinto chama beneficiado do Bolsa Família para avaliação de saúde

foto

Beneficiados pelo programa Bolsa Família que moram no conjunto Francisco Pinto, que ainda não foram submetidos à avaliação de saúde, devem procurar a USF do bairro para que sejam submetidas as avaliações, que são realizadas duas vezes ao ano.

 Estas avaliações, as quais devem fazer crianças menores de sete anos e gestantes, são condicionantes para que o repasse mensal continue sendo feito. “O que está sendo feito é uma busca ativa dos retardatários”, afirmou a enfermeira Mara Luiza.

 Nas crianças são realizadas avaliações nutricionais e comparativos relacionados ao peso e a idade, vacinação e o aleitamento materno; as mulheres em idade fértil observa-se se estão grávidas e, estando, se fazem o pré-natal.

 O acompanhamento e avaliação da saúde é a contrapartida das famílias ao programa. A enfermeira ainda disse que geralmente quando este tipo de acompanhamento não está sendo realizado os responsáveis são informados via extrato bancário.

 As fichas individuais são encaminhadas para a Secretaria de Saúde, que as repassa para a gestão do programa no município, que por sua vez as envia para o governo federal, que alimenta as suas bases de dados.

 Problema verificado é a mudança de domicílio dos beneficiados, que não são encontrados pelos agentes comunitários de saúde quando do período das atualizações cadastrais.

Nenhum comentário: