sábado, 16 de junho de 2012

Protejo traz novas perspectivas para jovens



Prefeito Tarcízio Pimenta

Novas perspectivas passam a fazer parte da vida de 200 jovens de Feira de Santana, com idade entre 15 e 24 anos. A certeza de um futuro promissor está sendo gerada através do Projeto de Atenção aos Jovens em Território de Vulnerabilidade (Protejo), cuja solenidade de aula inaugural foi realizada na manhã desta sexta-feira (15), no Complexo Poliesportivo Oyama Pinto. O Protejo será desenvolvido pela Secretaria de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev), em parceria com o Ministério da Justiça.
Os jovens contemplados receberão bolsa auxílio no valor de R$ 100 mensalmente e iniciam as atividades do Percurso Social Formativo, que possui carga horária total de 800 horas, na próxima segunda-feira (18). Eles participarão de cursos e atividades culturais, esportivas e educacionais, além de assistência social, jurídica e psicológica, em duas bases montadas, localizadas no bairro Muchila II e no próprio Complexo Poliesportivo Oyama Pinto (base1).
Na solenidade, o secretário municipal Mizael Freitas (Seprev) destacou que o Protejo beneficiará 200 famílias diretamente, que também passarão a contar com novas perspectivas de vida, e informou que o Ministério da Justiça já aprovou a execução dele no exercício de 2013. “Queremos socializar a paz e o bem em Feira de Santana, promover a reinserção de jovens que estão às margens da sociedade e mudar o quadro social de nossa cidade”, ressaltou.


A motivação e confiança que os jovens precisavam para começarem a enxergar o futuro com novos olhares, quem transmitiu foi o prefeito Tarcízio Pimenta, que relembrou sua trajetória de vida, pontuando as dificuldades encontradas para concluir o curso de medicina. “Muitos jovens têm talentos e podem reconstruir a vida de forma diferente, mas para isso precisam de oportunidade. Agora que vocês estão tendo devem aproveitá-la. Vocês podem virar o jogo e nós estaremos torcendo por isso”, conclamou.
A coordenadora da Vara da Infância e Juventude, Maria Antônia Pedreira de Jesus, foi homenageada na solenidade, com seu nome intitulando a base 1 (Oyama Pinto). Para ela, a homenagem é o reconhecimento do trabalho social realizado em Feira de Santana, a frente de instituições como Palácio do Menor e Amparo ao Menor Abandonada (AMA). “Estou feliz por receber uma honra tão grande. Agradeço em nome da juventude ao prefeito Tarcízio Pimenta, que vem trabalhando em prol do social, cuidando dos cidadãos e promovendo oportunidades para melhores formações”, pontuou.
A estudante Débora do Nascimento Santos, 17 anos, que mora no bairro Pedra Ferrada, reconhece que o Protejo vai trazer melhores perspectivas para sua vida. “Sei que o aprendizado será valioso e que novas portas poderão ser abertas através do curso”, considerou. A base 1 do Protejo dispõe de seis salas, entre as de oficinas, de artes e de coordenação, além do laboratório de informática, que conta com 20 computadores.

Nenhum comentário: