quarta-feira, 13 de junho de 2012

Desenbahia reduz taxas de juros para indústria em 30%

A Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) anunciou que micro e pequenos empresários baianos passam a contar com uma linha de crédito com taxas de juros de cerca de 30% mais baixas. A agência, que já apresentava taxas favoráveis, acompanha assim a tendência do mercado.
A linha que obteve redução das taxas de juros é a BNDES Progeren, um programa de apoio ao fortalecimento da capacidade de geração de emprego e renda. A redução nas taxas de juros está valendo desde segunda-feira (11).
Segundo o diretor de Operações da Desenbahia, José Ricardo Santos, a real eficácia da redução de juros para capital de giro em empréstimos à indústria de transformação, anunciada pelo BNDES, só será sentida pelas empresas se os agentes financeiros repassadores reduzirem seus spreads. “E foi o que fez a Desenbahia”.
Dessa forma, na agência, micro e pequenas empresas, que até ontem obtinham taxas de 13,5% ao ano, passam a obter taxas de 9% ao ano. As médias empresas, que obtinham taxas de 13,5% ao ano, passam a pagar taxas de 9,5% ao ano, e as médias grandes e grandes empresas, que obtinham taxas de 14% ao ano, passam a obter taxas de 11% ao ano. O resultado é uma redução de cerca de 30% nas taxas de juros.
Podem ser beneficiários da linha BNDES Progeren, na Desenbahia, as indústrias de transformação, a indústria extrativa na área de petróleo e gás natural, minerais metálicos (exceto metais preciosos e radioativos) e ainda atividades de apoio à extração de minerais. O prazo total das operações será de 36 meses, incluindo o prazo de carência de um a 12 meses.
O teto do financiamento é de 20% da Receita Operacional Bruta (ROB) da beneficiária, limitado a R$ 20 milhões para micro, pequenas, médias e médias grandes empresas e a R$ 50 milhões aos financiamentos destinados a grandes empresas.

Nenhum comentário: