sexta-feira, 15 de junho de 2012

XI Festival mundial da cachaça



Por Alberto Peixoto

Alguns pesquisadores acham que o nome “cachaça” teve sua origem na língua Ibérica – cachaza – que significava vinho extraído da borra da cana, ou vinho inferior servido em Portugal e Espanha. Na versão Brasileira para o surgimento desta bebida, conta-se que na época da produção colonial de açúcar, cachaça era o nome dado para a “segunda” espuma que surgia na superfície do caldo de cana depois das primeiras fervuras e após sua fermentação, era servida aos escravos ou adquirida por pessoas de baixa renda.
Através dos anos a cachaça brasileira se transformou em uma bebida requintada, filtrada e depois destilada, passando a ser apreciada mundialmente a níveis nunca antes sonhados, conquistando a preferência de pessoas dos mais altos níveis sociais. A cachaça é conhecida mundialmente como “brasileiríssima”, representando a cultura nacional no exterior, como a feijoada e o futebol.



A cachaça é uma bebida de grande importância cultural, social e econômica para o Brasil, mediante estes fatores a Associação dos Produtores Artesanais da cachaça de Salinas – APACS – e Prefeitura Municipal de Salinas, Minas Gerais, estão promovendo um dos maiores eventos do setor de cachaça artesanal do Brasil: XI FESTIVAL MUNDIAL DA CACHAÇA DE SALINAS E II FEIRA REGIONAL DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO, SERVIÇOS E ARTESANATO.
“Todo o processo produtivo da cachaça de Salinas é artesanal e obedece a rígidos padrões de qualidade, sendo esta característica um grande diferencial para os mais exigentes paladares que apreciam o nosso produto, pois possuem sabor e aroma inigualáveis.” – afirma Nivaldo Gonçalves, Presidente da APACS.



Portanto, você que é apreciador da “branquinha”, prestigie abrilhantando ainda mais o evento com a sua presença. Com certeza absoluta os produtores, expositores e os diversos associados da APACS e Prefeitura Municipal de Salinas se sentirão honrados com a sua presença.
O evento será realizado nos dias 13 a 15 de julho na Passarela da Alegria, na cidade de Salinas, Minas Gerais. Também conhecida mundialmente como “Capital Mundial da Cachaça”, Salinas é terra de gente acolhedora, amiga e receptiva, sempre de braços abertos aos turistas que prestigia a cidade com a sua presença.

Nenhum comentário: