sexta-feira, 17 de abril de 2015

Exposição sobre ações de segurança na Micareta de Feira é lançada

Os moradores da região de Feira de Santana, no centro norte da Bahia, já podem visitar a Expo Segurança, que apresenta a estrutura montada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) em grandes eventos, a exemplo da Micareta da cidade, que acontece entre os dias 23 e 26 próximos. Até sábado (18), todo o aparato policial utilizado na festa estará nas principais praças do Shopping Boulevard, localizado no bairro Caseb.

 Lançada nesta quinta-feira (16), a exposição já surpreendeu quem passou pela entrada principal do centro de compras - onde estão os estandes da Polícia Civil e do Departamento de Polícia Técnica (DPT) - e pela Praça de Eventos, com a presença de equipes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

 “Quando a gente vê tanta coisa legal e importante, relacionada às atividades da polícia, dá até vontade de ser policial”, afirma o pedreiro Diego Freire, 23 anos, sem esconder o entusiasmo ao observar o Irobot, robô utilizado pelo Batalhão de Choque da PM para manusear bombas. “Só vi desses nos filmes e aqui”.

 Já o feirante Josuel Souza, 19, ficou impressionado com a diversidade do trabalho policial, ao ouvir um pouco mais sobre o meio ambiente, no estande da Companhia Especializada de Polícia Ambiental. “Sou feirante e muito ligado às coisas da natureza. O cuidado da polícia com esta área é, para mim, novidade”.

Equipamentos

 No estande do DPT, peritos mostraram equipamentos que identificam cédulas e cartões de crédito falsificados. Eles também apresentarem maletas, usadas nos locais onde ocorreram os delitos, para captação de vestígios deixados pelos criminosos. O Ramam, empregado na identificação rápida de drogas, e a Luz Forense, que reconhece vestígios não visualizados a olho nu, foram exibidos como itens indispensáveis para a agilidade na elucidação dos crimes.

 A Polícia Civil atraiu os olhares do público por meio dos equipamentos de primeira linha usados pela Coordenadoria de Operações Especiais. Os Batalhões de Polícia Rodoviária e de Choque e o Grupamento Aéreo da PM também participam da exposição, que teve a primeira edição realizada em Salvador às vésperas do Carnaval deste ano.

 Para o major Arnaldo Neto, diretor de Planejamento Integrado da Superintendência de Gestão Integrada da Ação Policial (Siap), um dos organizadores da mostra, a iniciativa serve para demonstrar como a polícia baiana está preparada para receber grandes multidões - experiência adquirida ao longo dos anos com o trabalho no Carnaval -, além de apresentar a tecnologia policial, um dos principais legados da Copa do Mundo. “A expectativa da SSP é de que a exposição chegue a outras cidades, havendo grande possibilidade de que o próximo evento ocorra em Itabuna”.

 Programação

 Em Feira de Santana, a exposição segue nesta sexta (17), com atividades nas dependências do Shopping Boulevard. No sábado (18) está prevista uma série de atividades ao ar livre, no Estacionamento 3, como demonstrações de salvamentos realizados pelo Corpo de Bombeiros, inclusive os que demandam a utilização de rappel para resgate de vítimas.

Nenhum comentário: