quarta-feira, 8 de abril de 2015

Governo lança sistema que pretende ajudar estados no combate à violência

A Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ) lançou hoje (8) o Sistema de Informações sobre Gabinetes de Gestão Integrada (InfoGGI), ferramenta onlineque pretende ajudar no combate ao crime nos estados e municípios. Segundo a pasta, o sistema permitirá a prefeitos e governadores melhorar políticas locais de segurança pública e integrar planejamentos e ações das esferas municipal, estadual e federal.

 O InfoGGI integra o Sistema Nacional de Informações em Segurança Pública, Prisional e sobre Drogas (Sinesp) e a ferramenta está disponível no Portal Sinesp.

 Fórum deliberativo e executivo, o GGI é formado por dirigentes das instituições de segurança pública e gestores de diversas áreas do Poder Público. Atualmente, estão em funcionamento 380 gabinetes de gestão integrada em âmbito estadual, municipal, regional e de regiões de fronteiras.

 Um dos principais itens do sistema é a inclusão das ações de segurança pública que estão sendo desencadeadas e seu acompanhamento nos estados e municípios. As informações serão disponibilizadas para os GGIs e a Senasp. 

“Essa ferramenta nos vai fornecer dados para uma avaliação das políticas que os municípios e estados estão implementando. Isso é fundamental na medida em que podemos extrair boas práticas e que outros municípios, tendo acesso à mesma ferramenta, podem adaptar às suas realidades locais no sentido de buscar a queda da criminalidade”, disse a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki.

 Segundo ela, esse sistema de avaliação e de gestão também permitirá ao governo federal analisar se há necessidade de correção de rumos de políticas públicas na segurança pública. A secretária também informou que um pacto nacional para redução de homicídios está sendo elaborado e a previsão é que seja lançado ainda este ano.

 O lançamento do InfoGGI foi feito durante o 3º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, que começou ontem (7), no Centro de Convenções Ulysses

Agência Brasil 

Nenhum comentário: