terça-feira, 14 de abril de 2015

Projeto de prevenção do uso de drogas em escolas contempla mais nove municípios

A partir deste mês, mais nove municípios baianos passam a receber ações do Projeto de Prevenção do Uso Abusivo de Drogas em Ambientes Escolares. Os contemplados desta vez são Vitória da Conquista, Jequié, Barreiras, Juazeiro, Paulo Afonso, Itabuna, Eunápolis, Valença e Alagoinhas. A ampliação do projeto, que já acontecia em Feira de Santana, Salvador e região metropolitana, foi anunciada, nesta terça-feira (14), em videoconferência para os Núcleos Regionais de Educação (NRE), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Avenida Paralela.

 O objetivo é educar para prevenir. A proposta consiste em preparar as equipes gestoras e os professores para o desenvolvimento de ações voltadas para maior conscientização dos estudantes quanto aos danos causados pelo uso de álcool e outras substâncias psicoativas. Outra finalidade é orientar os diretores e professores para lidar com situações relacionadas ao uso de drogas, incluindo cuidado necessário à saúde do aluno quando for o caso.

 Desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, o projeto é realizado em parceria com a Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcante, serviço de extensão permanente da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O coordenador da ação pela universidade, o médico, pesquisador e professor Tarcísio Andrade, disse que o projeto é diferente em relação aos demais relacionados à prevenção do uso de drogas existentes no País.

 Segundo ele, uma das características é a construção de uma política pública de enfretamento ao problema. “Nosso diferencial está na prática e na continuidade do trabalho, em acompanhar as escolas e os estudantes, além de incentivar gestores e professores. Nosso objetivo é construir o conhecimento juntos e dotar as escolas e educadores de ferramentas para lidar com as situações de uso de álcool e outras drogas”, afirmou o coordenador.

 Formação

 Para que o projeto se desenvolva nas escolas, os gestores e professores passam por formação dividida em quatro módulos. Os dois primeiros foram realizados nesta terça-feira (14), durante a videoconferência no Instituto Anísio Teixeira, para os novos municípios contemplados. A capacitação aborda temas como o uso socioantropológico de drogas, as políticas de uso e prevenção, o uso de drogas em ambientes escolares e as ferramentas de prevenção, tratamento e suporte social. 

“Enfrentar a temática exige conhecimento, habilidade técnica e experiência. É preciso que cada gestor, cada escola e cada professor abracem este projeto, que fará a diferença no ambiente escolar”, disse o superintendente de Gestão da Informação Educacional, José Sérgio Oliveira de Carvalho.

 Ele reitera a importância do projeto e os bons resultados que contribuíram para a expansão. “É importante dar continuidade e expandir o projeto, que é resultado de uma parceria de quatro anos com a Ufba. Vamos integrar esta ação com outras atividades cotidianas da escola e também da secretaria”.

Nenhum comentário: