quarta-feira, 8 de abril de 2015

GEREBA CANTA BENDEGÓ


Gereba apresenta o show: GEREBA CANTA BENDEGÓ onde faz o lançamento da COLETÂNEA BENDEGÓ e recebe convidados no Teatro do SESI - Rio Vermelho, a partir do dia 8 de abril, sempre às 20 horas. O convidado do dia será Zeca Barreto, integrante do Grupo Bendegó, e que mora no Chile há 25 anos. Será um momento muito especial, quando serão lembrados os grandes sucessos do grupo.

O Grupo Bendegó pertenceu a uma época onde reinava o rock e o psicodelismo, nos anos 70, mas soube misturar rock progressivo, psicodelismo a ritmos regionais. Na primeira composição do Grupo estava eu, que liderava a Banda, Zeca, - que hoje está aqui com a gente, depois de 25 anos fora do Brasil -, Capenga, Vermelho, e Hely. Neste período, tivemos um parceiro com uma afinidade poética incrível, responsável pela maioria das letras das músicas do Bendegó, na época conhecido como Patinhas, mas hoje consagrado como um dos maiores marqueteiros políticos, João Santana.
O Bendegó começou trabalhando com o genial Walter Smétak, no show "Brincadeira", passou pelo Tropicalismo com Gilberto Gil, Rogério Duprat e Caetano Veloso. Foi uma referência para a geração dos anos 70, mas nos anos 80 completou seu ciclo e cada um foi tocar a vida com seus ritmos. O Zeca foi morar em Santiago, no Chile, o Vermelho e o Hely fundaram o 14Bis, e o Kapenga tocou por mais um período e depois foi trabalhar com o João Santana.
“Estar relembrando o Bendegó é uma missão que me emociona pelo significado do que foi este grupo pra minha geração, pra minha história de vida, pra Música Popular Brasileira, enfim, pra todos aqueles que participaram daquele projeto. Este show é dedicado ao grande amigo e batalhador ZEZEU RIBEIRO que estava junto comigo e amigos historiadores empenhados na campanha pela volta do meteorito BENDEGO do Museu da Quinta da Boa Vista – Rio para o Parque Estadual de Canudos em 2016”.
O Bendegó, que em Tupi Guarany significa “A estrela boa que caiu do ceu”, meteorito de 5.360kg que caiu próximo ao riacho do Bendegó, pertencente ao município de Monte Santo. Foi encontrado em 1784, mas calcula-se que estava no local há milhares de anos. É o maior meteorito já encontrado em solo brasileiro. Já foi o 2º maior meteorito do mundo e atualmente ocupa o 16º lugar, em tamanho. Está no Museu Nacional desde os tempos da Colônia Portuguesa, mas o camarada Zezeu Ribeiro travava, junto com outras pessoas, uma batalha para trazê-lo de volta à Bahia. Com a partida de Zézeu, que foi brilhar em outras constelações, a luta pelo retorno do Bendegó fica, então, com a gente.


GEREBA CANTA BENDEGÓ 
Teatro do SESI - Rio Vermelho, quarta feira dia 8 de abril às 20 horas.

Ingressos; R$ 30,00
Reservas: 3616-7060/7086
Gereba – 71-9135-4888

Nenhum comentário: