quarta-feira, 8 de abril de 2015

SDR participa de escuta social do PPA participativo 2016-2019 em Feira de Santana

Com representantes de 17 municípios do Território Portal do Sertão, mais uma rodada de escutas sociais, programadas no âmbito de construção do Plano Plurianual Participativo (PPA), foi realizada na manhã desta quarta-feira (8), no auditório do Hotel Central, em Feira de Santana, no centro norte da Bahia. O evento, que reuniu lideranças regionais e de movimentos sociais, foi aberto com a presença do secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues.

 Para Rodrigues, garantir a participação social na elaboração do PPA é fundamental para que o governo tenha êxito nessa missão. "O Governo [do Estado] quer pactuar compromissos, programas e metas com as secretarias estaduais, viabilizando um trabalho integrado que atenda às demandas levantadas pelas próprias comunidades”.

 Segundo o titular da SDR, a população não pode abrir mão do espaço participativo. "É necessário entender a política territorial no nosso estado. Não há vitória sem luta e esforço. Os trabalhadores da agricultura familiar nas associações, cooperativas e no campo, já fizeram muito e merecem projetos de desenvolvimento que incluam, cada vez mais, as mulheres, os jovens, quilombolas e indígenas", disse, assinalando que a Bahia possui quatro milhões de pessoas e 700 mil propriedades na zona rural.

 As escutas sociais acontecem desde março nos 27 Territórios de Identidade da Bahia e vão até abril, após a realização das mesas temáticas, integrando a estrutura do PPA Participativo e garantindo a participação social na elaboração do PPA 2016-2019.

 Demandas

 Nesta primeira etapa, será feita sensibilização para que as secretarias incorporem as demandas oriundas das escutas sociais. Em maio, acontece a segunda rodada das mesas temáticas, quando serão aprofundados aspectos como indicadores, metas, compromissos e programas. A previsão é que todo o processo seja concluído até agosto de 2015, com a entrega do projeto de lei do PPA Participativo 2015-2019 na Assembleia Legislativa.

 O Território do Portal do Sertão é formado pelos municípios de Água Fria, Amélia Rodrigues, Anguera, Antônio Cardoso, Conceição de Feira, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Feira de Santana, Ipecaetá, Irará,Santa Bárbara, Santanópolis, Santo Estevão, São Gonçalo dos Campos, Tanquinho, Teodoro Sampaio e Terra Nova.

 Estiveram presentes no evento representantes do Escritório Regional da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) de Feira de Santana, dos territórios Portal do Sertão e do Recôncavo, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Sol Bahia, Cáritas, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Banco do Nordeste, sindicatos rurais, Instituto Federal da Bahia (Ifba), associações comunitárias, Coletivo de Mulheres, entre outras organizações ligadas às áreas rurais do estado.

Nenhum comentário: