quarta-feira, 29 de abril de 2015

Hospital da Mulher cadastra para teste da orelhinha entre 4 a 8 de maio


O Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, vai realizar exames de audição em bebês nascidos em outras maternidades e que ainda não foram submetidos ao procedimento. Para isso, as mães devem comparecer ao ambulatório entre os dias 4 a 8 de maio, das 8h às 17h, para fazer o cadastro.

 A previsão é que nas semanas seguintes o exame seja feito. As mães já vão receber uma guia do agendamento, constando a data e horário marcados. Os testes da orelhinha serão realizados no próprio ambulatório do Hospital da Mulher.

 O exame será disponibilizado para bebês com 48 horas de vida aos seis meses. O teste da orelhinha já é um procedimento de rotina realizado no Hospital da Mulher. “As crianças só recebem a alta médica após passar também pelo teste da orelhinha”, afirma a diretora-presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas.

 A expectativa é que dezenas de crianças sejam submetidas ao teste, que é indolor. A meta é que 15 a 20 bebês sejam examinados, diariamente.

 O teste da orelhinha é um exame simples e imprescindível para saber se está tudo bem com a audição da criança. Um aparelho eletrônico com fone é colocado no ouvido do bebê, o que permite ao médico verificar se a criança ouve normalmente. O exame não tem contraindicações e pode ser feito com o bebê dormindo.

 Estudos indicam que um bebê que tenha um diagnóstico e intervenção fonoaudiológica até os seis meses de idade pode desenvolver linguagem muito próxima a de uma criança ouvinte.

Nenhum comentário: